Estimulando o uso das novas tecnologias combinadas com o conhecimento escolar, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) promove a partir das 8h30 de terça-feira, 3 de julho, o lançamento da segunda edição das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), programa iniciado no estado do Acre em 2011 voltado para estudantes da rede pública de ensino com linguagem de rede social.
O principal objetivo da competição é estimular o processo de aprendizagem dos alunos, inserindo programas digitais no contexto das disciplinas da grade curricular do ensino médio da rede pública de ensino, levando em conta cinco premissas: ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço, sendo o Acre o terceiro estado do país e único estado da Região Norte a aderir às Olimpíadas.
As competições ocorrem em uma plataforma que une todas as atividades realizadas pelos jovens no ambiente virtual: redes sociais em que podem ser compartilhados os conhecimentos adquiridos através dos estudos, e a troca de informações sobre problemáticas envolvidas nos enigmas, forma de jogos educacionais que permeiam todas as áreas do conhecimento.
De acordo com o secretário da SEE, Daniel Zen, o investimento em ações que ajudam a desenvolver o interesse dos alunos de forma positiva é essencial para o aproveitamento dos alunos e dos professores em sala de aula. “A curiosidade e o estímulo que estes assuntos despertam nos participantes dos jogos faz com que estes jovens continuem buscando assimilar cada vez mais novas formas de conhecimento”, declarou o Secretário.
Para a segunda edição, a OJE chega em 18 dos 22 municípios acreanos, buscando atingir 8 mil alunos e 500 professores. Em 2011, com 4 mil alunos e 200 professores, os jogos foram desenvolvidos em 23 escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sendo 19 escolas da capital e 4 de Cruzeiro, tendo como campeã a equipe da escola cruzeirense Flodoardo Cabral. O lançamento da OJE em Cruzeiro do Sul, acontece nesta quarta-feira, 4, no Teatro dos Náuas. (Assessoria SEE)