Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seminário sobre administração do dinheiro público usado por ONGs é realizado em Rio Branco

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) realizaram hoje, 25, o 1º Seminário sobre a Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (Doar). O evento tem o objetivo de mostrar aos contadores a forma transparente e eficiente de prestar contas das entidades do terceiro setor e informar a maneira mais adequada de fazer um planejamento financeiro.
Seminário contabilidade
De acordo com Marcelo França, presidente do CRC, o evento irá contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. “O seminário visa despertar o interesse dos contadores e da sociedade para a questão dos recursos que são entregues às organizações de terceiro setor, as ONGs e como este dinheiro é aplicado. O contador presta contas e, independente disso, ele tem a responsabilidade social. É uma parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade e Ministério Público Federal, e do Conselho Regional de Contabilidade e Ministério Público Estadual”.

O projeto é um treinamento para sanar dúvidas dos contadores, afirmou Marcelo. “O Doar é uma forma prática de mostrar aos profissionais os erros apontados pelo Ministério Público. Tiramos dúvidas e ensinamos o formato correto para proporcionar esta transparência e o uso correto da verba”.

Léo Bossard, presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) esteve presente no evento. Ele disse que o seminário será realizado em todo o Brasil. “Em parceria, a Profis, o CFC e CRC lançaram dois cadernos. Um é de prestação de contas das entidades filantrópicas e o outro é de orçamento familiar e controle social. O seminário Doar está sendo realizado em todos os Estado. No Acre, falei sobre a responsabilidade do profissional das ciências contábeis perante o terceiro setor, que são muito mais do que técnicas, são sociais”, concluiu.

Sair da versão mobile