Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sesc apresenta “Instantâneos” no Palco Giratório

peça instantaneosO Teatro Plácido de Castro recebe o espetáculo “Instantâneos” da Cia. dos Bondrés, do Rio de Janeiro, na sexta-feira (6). Esta será a segunda apresentação da 15ª edição do Palco Giratório no estado. A peça começa às 20 horas e os ingressos variam de R$ 5, para comerciários, a R$ 10, para usuários.
 
“Instantâneos” é inspirado no Topeng – teatro/dança dos rituais de Bali – e no teatro popular brasileiro, mas avança para o futuro, respondendo às evoluções do espaço cênico de hoje. Investiga na encenação o princípio artesanal desses dois universos, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais. O espetáculo aborda o ser humano e suas as relações por meio de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo.
 
Resultado de uma pesquisa sobre objeto manipulado, o cenário habita o palco de maneira ágil e lúdica.  Objetos são manipulados, ora por varas, ora sobre rodas. Como o espetáculo não se fundamenta no uso de palavra e do diálogo, a música, tocada ao vivo, assume papel fundamental, garantindo lugar com os atores. Instrumentos asiáticos como o gamelão e instrumentos brasileiros e africanos (cavaquinho, conga, alfaia e pandeiro,marimbas) se integram, propondo pesquisa de ritmos populares e criando orquestra de instrumentos tocados por músicos e também pelos atores.
 
A companhia – A Cia. dos Bondrés, fundada em 2007, surgiu do desejo de aprofundar o estudo das técnicas da representação do ator por meio do jogo de máscaras, sua dramaturgia e o desenvolvimento da pesquisa de linguagem cênica e por meio da criação de objetos cênicos de manipulação.
 
 Palco Giratório – Criado pelo Sesc em 1998, começou a sua 15ª edição em Fortaleza (CE) no dia 31 de março. A Cia Mario Nascimento, de Minas Gerais, iniciou o circuito com o espetáculo de dança “Escapada”. Após essa estreia, os grupos que compõem o projeto seguiram para várias capitais e cidades do interior, passando por teatros, centros culturais e praças públicas
 
Em 2012, o Palco circulará por 122 cidades, com 23 espetáculos. Ao todo, serão 700 apresentações, de estilos como comédia, drama, musical, teatro gestual, infantil, épico, de animação e de máscaras e dança de rua e contemporânea. No Brasil, esse é o único circuito de artes cênicas de grande porte que percorre todos os estados do país. Já passaram pelo Palco Giratório mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente 5 mil apresentações, alcançando 2,5 milhões de espectadores. (Ascom Fecomercio)
 
Serviço
Palco Giratório – Instantâneos
Data: 6/07
Local: Teatro Plácido de Castro
Horário: 20 h
Classificação etária: Livre
Gênero: Teatro de máscaras
Oficina: Dias 4 e 5 no Sesc-Centro, das 14 às 18 h

Sair da versão mobile