“Não escolhemos a data em que nosso projeto seria votado pela Assembleia Legislativa, então a greve vai ser realizada durante a Expoacre e só vamos manter os 30% do efetivo em todos os locais onde haverá Polícia Civil, inclusive dentro do Parque de Exposições. Claro que a segurança do local e o registro de ocorrência ficarão deficientes”. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Itamir Neves, que garante o começo da greve da categoria para esta segunda-feira, dia 16.
Itamir explica que a greve é exclusivamente porque o governo não concordou em realizar este ano o concurso para candidatos de nível superior. A Aleac aprovou na última quarta-feira um projeto que garante o nível superior só para 2013. Agora o sindicato quer essa garantia em nova Lei, que deverá ser regulamentada, o que não aconteceu com a Lei de 2010, aprovada ainda no governo de Binho Marques.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Polícia Civil informou que mesmo com os 30%, os trabalhos serão mantidos em todas as unidades de segurança do Estado, inclusive na delegacia montada para a Expoacre.
Segundo a assessoria, como a polícia trabalha em regime de plantão, é realmente o efetivo de 30% que é mantido diariamente nas unidades de segurança. Portanto, não haveria prejuízos para a Segurança Pública.
Sindicato e governo voltarão a se reunir
Com a intermediação do deputado Moisés Diniz, o Sindicato dos Policiais Civis e a equipe de negociação do Governo do Estado voltam a se reunir na próxima segunda-feira, dia 16. Mas Itamir diz que, mesmo com a reunião, a greve é mantida, de acordo com decisão da categoria. “Não vamos acreditar só na palavra. Queremos tudo documentado e regulamentado, enquanto isso é greve mesmo e podemos contar com o apoio de delegados”, afirma Itamir.