Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sipam prevê trimestre com seca ‘dentro do normal’ no Acre

Rio Acre secoComeça o mês de julho e ressurge no acreano uma grande preocupação para os próximos meses: a seca do Rio Acre. Mas desta vez parece que ela não será tão crítica como em anos anteriores. O Serviço de Proteção da Amazônia, órgão com aparato meteorológico vinculado ao Ministério da Defesa, tem previsões de que este trimestre (julho, agosto e setembro) deverá ser de seca para o Acre. Entretanto, os dados do Sipam indicam que será uma seca bem ‘dentro da normalidade’ para o período.

Segundo previsões meteorológicas regionais, a conclusão do Sipam faz sentido. Boletins climáticos de secretarias de meio ambiente dos estados da região Norte apontam que as chuvas devem diminuir, gradativamente, nos próximos meses, até setembro. Em especial, na parte norte da região.  As chuvas vão se deslocar para a zona mais ao noroeste da Região Norte, especificamente em Roraima e sul do Tocantins. O fenômeno será acompanhado de uma baixa levemente perceptível de temperaturas e também pelas ocorrências esporádicas – e as vezes concentradas – das chamadas ‘frentes frias’.

Estima-se que o período de seca seja mais forte no final deste mês de julho e no início de agosto. Inclusive, nestes 2 meses, o Sipam espera um volume de chuvas mensal abaixo do valor mínimo (100mm) na parte sul de toda a região amazônica.

Além do Acre, a entidade prevê a mesma situação meteorológica para os estados do Mato Grosso e o vizinho Rondônia. Também é apontado que os Estados do Amapá, do Pará (na sua parte norte) e no Amazonas (parte baixa do Estado) terão níveis de chuvas abaixo do normal para o período, o que pode caracterizar estiagens mais ‘intensas’.

A constatação de seca no Acre e nestes demais estados foi feita através do boletim climático do Sipam, que é um estudo mensal elaborado mensalmente pela sede central do órgão, junto com os Centros Regionais do Sipam em Manaus/AM, Belém/AM e em Rondônia.

Domingo mais frio do Ano – A friagem deste final de semana fez com que a capital acreana tivesse o seu dia com a menor temperatura neste ano, de acordo com dados do Portal Climatempo. Com efeito, os termômetros marcaram que o domingo começou sua madrugada com valores entre 14ºC a 15ºC e fechou sua tarde com 20,3ºC.

Sair da versão mobile