Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Somos contra banheiros gays na Expoacre 2012

GermanoA organização da EXPOACRE, aqui no Acre, neste mês de julho, tem esse ano uma proposta de colocar a disposição banheiros destinado ao público homosse-xual que for freqüentar o espaço nos dias das realizações das atividades da exposição agropecuária.

Para nós do movimento LGBT (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS) do Acre, especialmente da Associação de Homossexuais do Acre, é uma grande controvérsia com a luta dos direitos humanos LGBT colocarem ou distinguir banheiros ou qualquer outro espaço público, para homossexuais. É ajudar com que aumente ainda mais a discriminação e o estigma contra os homossexuais.

A luta dos homossexuais, e a luta por igualdade de direitos, por isso é uma luta dos direitos humanos, por sermos seres humanos, iguais a mim e a você.

O espaço que frequenta um hetero também é o mesmo espaço para frequentar um homossexual. No caso de travestis e transexuais, elas têm o direito de freqüentarem o banheiro feminino, de mulheres, por se entenderem e serem mulheres, e a essas cidadãs e direito do Estado e de ambientes privados de concederem o direito de frequentarem e estarem usufruindo os espaços femininos, de mulheres.

É dever do Estado ser Laico e fazer campanhas de conscientização de aceitarem com que travestis e transexuais tenham seus nomes sociais aceitos nas chamadas em cadernetas escolares, na diminuição do estigma e preconceito contra esse segmento que mais sofre homofobia, respeitando suas identidades de gênero. Para tais e dever do Estado garantir maior conscientização dos agentes públicos para que seus espaços possam ser inclusivos, onde a diversidade não possa ser um fator separatista ou segmentar ainda mais as pessoas pelo que elas são ou sejam.

Se tivermos um procedente de termos um banheiro seja ele gay ou da diversidade, abriremos uma janela ainda maior para que de fato as pessoas possam enxergar os homossexuais diferentes de qualquer outro ser humano, que merece e necessita de direitos iguais e não de direitos específicos ou diferentes da maioria dos seres humanos.
Nós do movimento gay da Associação de Homossexuais do Acre, somos contra aos banheiros destinados aos gays na Exposição! Somos contra guetização ou a qualquer homofobia internalizada de quem quer que seja. Só falta isso para fecharmos com chave de ouro a vergonha que teremos com essa ridicularização de banheiros gays ou da diversidade, mesmo sendo proposto pelo poder público ou por setores privados.

* Germano Marino

Sair da versão mobile