Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tudo pronto para a Cavalgada 2012

Cavalgada 12A Cavalgada, evento que marca a abertura da Expoacre, está com tudo pronto. Amanhã, cerca de 15 mil pessoas irão se concentrar na Gameleira para participar da festa a partir das 8h da manhã. A Cavalgada irá durar o dia inteiro, terminando ao final da tarde.

O evento contará com um grande esquema de segurança. A Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), Secretaria de Segurança Pública, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran/AC) vão atuar em conjunto para a garantia da segurança do público. “A abertura começa a partir das 8h da manhã, e a largada das comitivas ocorrerá às 9h. Será uma festa com a grande participação da população e o governo tem toda a preocupação com a questão da segurança.

Várias instituições estarão envolvidas para que possamos realizar uma festa popular com bastante segurança. O destino final da Cavalgada será no Parque de Exposições, às 17h”, explicou Ilmara Rodrigues, secretária de Turismo e Lazer.

Neste ano, o número de comitivas inscritas aumentou, afirmou Raquel Lima, coordenadora geral da Cavalgada. “São 48 comitivas, 87 caminhões, 3 trios elétricos, mais de 100 quadriciclos, 15 jeeps, 2 charretes, além de 2 comitivas exclusivamente para mais de 500 cavalos. A quantidade de participantes aumentou significamente”.

Para participar da Cavalgada, as comitivas devem seguir regras básicas. “As comitivas devem obedecer ao trajeto e as normas de segurança do regulamento, impostas pelo Corpo de Bombeiros. As principais são: as churrasqueiras devem ser transportadas em um carro próprio, seguindo as normas de segurança no combate ao incêndio. Quadriciclos não podem transitar na cidade após a cavalgada; ao término, eles devem ser transportados em uma carroça especial. Crianças não podem conduzi-los e o limite máximo é de 2 pessoas em cada veículo. Condutores dos caminhões irão fazer o teste do bafômetro antes do início da festa; só podem conduzir os veículos quem foi cadastrado. Manter uma distância segura entre os caminhões e os participantes não poderão fazer o trajeto no trio elétrico. Essas são as principais regras”, informou Raquel.

Todas as comitivas passaram por uma vistoria durante os 2 dias que antecederam a Cavalgada, disse Flávio Pires, comandante do Corpo de Bombeiros. “Realizamos a vistoria de todos os caminhões das comitivas. Todos foram fiscalizados. Junto com o Detran, vamos analisar a altura e os equipamentos preventivos contra incêndios, considerando que estes caminhões são adaptados. Queremos dar segurança total aos participantes”.

O comandante da PM, José Anastácio Reis, afirmou que vários policiais estarão atuando durante a festa. “A segurança já está montada. Vamos estar com policiais fazendo a segurança desde o calçadão da Gameleira até o Parque de Exposições durante a Cavalgada. Naturalmente, iremos fazer um reforço no estacionamento, já que no final as pessoas que beberam um pouco mais se exaltam. Policiais do Bope estarão presentes no local”.

O Samu e o Corpo de Bombeiros acompanharão o percurso, fazendo o serviço de prevenção e socorro aos participantes.

Sair da versão mobile