Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Helicóptero da Sesp resgata índia da etnia xananawa em Feijó

No último dia 10,  a Aeronave Harpia 01 (Helicóptero João Donato) foi acionada pelo Samu para um resgate de emergência da índia Ana Put Xananawa 17, necessitando de urgente atendimento médico na aldeia Bananeira, distante 390 km de Rio Branco  e  250 km de Feijó. Em condições a “normais” a jovem enferma passaria seis dias viajando de barco até a sede daquele município.

Por se tratar de uma emer-gência a aeronave decolou de Rio Branco às 07h30. No trajeto deparou-se com denso nevoeiro. A tripulação teve que proceder duas operações de aterrissagem e aguardar melhores condições de visibilidade.

Já na aldeia, outra situação não menos de risco provou a perícia dos nossos pilotos. O local ideal de pouso estava muito próximo das casas e a força do vento da hélice do aparelho poderia destruí-las já que todos os casebres são construí-dos e cobertos de palha. Restou um espaço íngreme entre a mata e o barranco do rio.

“Foram pouco mais de 5 horas de voo, quase 800 km percorridos sobre a selva para salvar uma vida”! Afirmou o comandante da missão.

Apesar de todas as adversidades a jovem índia foi desembarcada no pátio do 7º Batalhão de Engenharia e Construção, onde já estavam médicos e pessoal de apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).  

O Centro Integrado de Operações Policiais Áreas (Ciopaer) é formado por policiais civis, militares e bombeiros militares. Vem atuando há 3 anos em operações de Segurança Pública do Governo do Estado do Acre. Atualmente conta com um quadro de 25 servidores. Para as ações de resgate e socorro aero médico, recebe apoio de profissionais do Samu.

A tripulação era composta pelo major Negreiros, major Cleyton, soldado BM Rafael enfermeira Solange e o sargento Adálio, em apoio de Solo. (Nonato de Souza/ Ascom Sesp)

Sair da versão mobile