Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia Federal encerra ‘Operação Joinville’ com prisão de 34 pessoas

Cerca de 200 policiais federais vindos de vários estados do Brasil cumpriram 51 mandados de prisão e apreensões de bens, pela Operação Joinville, durante esta madrugada. A operação começou em março de 2009, a partir de informações do Departamento de Inteligência da Polícia Federal, com objetivo de combater uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas, a partir do Acre.
Tanque-2Polícia-Federal-enc
Desde o início da empreitada, foram feitas 22 prisões e apreendidos mais de 180 Kg de cocaína, além da apreensão de U$ 31 mil dólares americanos e de armas. Também foram identificados outros 34 integrantes da organização criminosa, que foram presos ontem, 4.

Segundo o delegado de Polícia Federal, Maurício Moscadi, a Operação Joinville é uma das maiores em número de prisões já realizadas em investigação da PF no Acre, com repercussão em outros 5 estados: Rondônia, Pará, Minas Gerais, Ceará e São Paulo. A base da organização criminosa era em Acrelândia.

Entre os acusados presos está o presidente do PSDC de Acrelândia, Ivan Santiago.

Segundo a investigação, um dos principais líderes do grupo investigado utilizava uma empresa agropecuária de fachada e viajava frequentemente a outros Estados para negociar as remessas de entorpecentes. Depois, ele voltava com veículos, que eram utilizados como pagamento pelos intermediários.

O dinheiro arrecadado era trocado por dólares no mercado local para a aquisição de cocaína nos países que fazem fronteira com o Acre.

A fábrica de móvel Joinville, localizada em Acrelândia, era usada para acobertar as operações criminosas. Além do tráfico de drogas, os criminosos praticavam lavagem de dinheiro e o financiamento ao tráfico, entre outros crimes.

Relação dos presos em Rio Branco:
Valéria Silveira da Cruz, Pedro Frederico Marcos Brotto, Eder, Cristian Ribeiro, Idelmar Menezes Oliveira, Gessenei Vieira do Nascimento, Michel de Oliveira Carvalho, Elon Rebouças Soares, José Afonso Souza da Silva, Valcir Damázio, Josivan da Silva Nunes, André Coronel, Mário Sérgio Souza da Cunha,  Sabrina Borges Pereira, Valdir Wagner e Marinete Reatequim da Silva.

Presos em Acrelândia
Adoldo Eliezer da Silva, Ivan Duarte Santiago e Isaias Lopes Pereira.

Preso no Quinari
Jean Cristiano Kunz

Preso em Epitaciolândia
Adailton de Moura Reatequim e João Antonio Lopes Eduino

Presos em Brasiléia
Josafá Bandeira de Oliveira e José Luiz Revollo Júnior

Sair da versão mobile