Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ampliação de creches é um dos compromissos de Marcus Alexandre

Associação-de-Mulheres--1-TValorizar quem ajuda. Essa tem sido uma das filosofias da campanha do candidato do PT e da Frente Popular à prefeitura de Rio Branco, Marcus Alexandre. Em uma reunião com um grupo de mulheres que trabalham na Organização Não Governamental (ONG) Corrente do Bem, ele teve a oportunidade de mostrar suas prioridades para administrar a cidade a partir de janeiro de 2013.

Dentro dessas prioridades está a construção de vinte creches em diversos bairros da cidade, principalmente nos mais carentes, onde as mães precisam deixar os seus filhos para poder trabalhar. Delas, dez creches estão garantidas através do programa do Governo Federal Brasil Carinhoso, cuja construção de três delas inicia ainda este ano.

As outras 10 creches serão de investimentos realizados pela prefeitura de Rio Branco. Além das creches, outro desafio de Marcus Alexandre no tocante à educação é a ampliação do número de escolas que trabalham com ensino em tempo integral. O prefeito Raimundo Angelim já iniciou este projeto na escola Francisco Oiticica, no bairro Bahia Velha.

E Marcus Alexandre pretende realizar convênios com as igrejas e também com as ONGs para viabilizar o trabalho nas creches. “O papel do prefeito é cuidar das crianças e temos a humildade de chamar as entidades para nos ajudar nessa importante função”, afirma.

Um outro trabalho social, previsto no plano de governo de Marcus Alexandre, discutido e elaborado com a participação de mais de duas mil pessoas, é a criação de um centro de referência para atendimento à mulher, local que servirá para atender, principalmente, as mulheres vítimas de violência de quaisquer naturezas. “Não apenas em relação às mulheres, mas temos que fortalecer a política municipal dos direitos humanos”, disse Marcus.

A ONG Corrente do Bem, que funciona desde 2007, tem como finalidade ajudar as famílias carentes de vários bairros do entorno do Rui Lino e do Tucumã. Para isso, foi montada uma malharia que é utilizada por várias mulheres. Da malharia são confeccionadas roupas, sacolas, tapetes, almofadas e uma variedade de produtos.

Na reunião, as mulheres fizeram que questão de destacar a forma de fazer campanha de Marcus Alexandre. “Estamos muito felizes com essa forma de fazer campanha, conversando com as pessoas, visitando, andando de rua em rua. Isso é uma outra visão de fazer política”, disse uma delas. (Assessoria)

Sair da versão mobile