Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Élson Santiago e Hélder Paiva se filiam ao PEN e sigla nasce com 6 deputados

ELSON-DEP-SOLIDARIOConfirmado: o presidente e o vice da Aleac, deputados Élson Santiago e Hélder Paiva, se filiaram ao partido Ecológico Nacional, o PEN, liderado no Acre pelo deputado Astério Moreira. Além deles, Jamyl Asfury (ex-DEM) e Walter Prado (ex-PDT) também são ecologistas desde ontem. Lira Moraes é o presidente da Executiva Municipal do PEN.

Astério destaca que o PEN nasce com muita força no Acre e já pleiteia a vaga de vice na chapa da Frente Popular para Governo do Estado em 2014 para Hélder Paiva. Com 6 deputados, o PEN garante mais tempo na tribuna da Assembleia e na TV durante os programas eleitorais.  

Na quarta-feira, às 16h, os deputados ecologistas vão fazer um ato público no salão nobre da Aleac. Astério explica que o objetivo é apresentar a nova sigla à sociedade e apresentar o apoio do PEN ao governo de Tião Viana.

“Saída pela esquerda”
De acordo com a Legislação Eleitoral, parlamentares com mandato que se filiarem a novos partidos não são penalizados. O PEN acabou sendo a melhor solução política para os deputados cujos partidos deixaram de apoiar o governo, como Walter Prado, Lira Moraes e Élson Santiago. Jamil Asfury, mesmo sendo do DEM – tradicionalmente anti petista – já vinha demonstrando apoio ao governo.  

Para Élson Santiago, a situação estava quase insustentável no PP de Gladson Cameli, que no último sábado, reafirmou oposição ao governo Tião Viana. Ontem, por telefone, Gladson disse que até agora, como presidente da Executiva Regional do PP, não recebeu nenhum comunicado oficial de Élson se desfiliando da sigla. “Fomos eleitos na Frente Popular. Por isso, até agora eu havia deixado todos, inclusive o Élson, bem a vontade. Mas, no período eleitoral, as coisas se complicam e as pessoas têm que ter um lado. O deputado Élson, enfim, foi para o seu. Só não sei onde vai caber todo mundo em 2014 no PEN”, alfineta Cameli.  

Sair da versão mobile