Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PEN também deve brigar por uma vaga do Acre no Senado em 2014

PenUma vaga para o Senado. Outra na Câmara Federal e a vaga de vice na chapa da Frente Popular para Governo do Estado em 2014. Essas são algumas pretensões do Partido Ecológico Nacional (PEN), criado recentemente no Acre sob a liderança do deputado Astério Moreira. Terça-feira pela manhã, na sala de reuniões da Aleac, 5 dos 6 deputados do PEN e o empresário Fernando Lage, que é o primeiro suplente de Sérgio Petecão, falaram com  a imprensa pela primeira vez e destacaram mais uma vez que o PEN nasce com força, sim, para essas  reivindicações.

Na Assembléia Legislativa, o grupo que vai contar com um tempo maior na Tribuna. Busca também o controle das duas Comissões mais importantes da Casa, a de Constituição e Justiça e a de Orçamento e Finanças.

Astério Moreira, Élson Santiago, Hélder Paiva, Walter Prado e Jamil Asfury citaram os motivos que os levaram ao PEN. Em resumo, todos se sentiam ‘pouco à vontade’ na oposição e querem apoiar abertamente o governo de Tião Viana e a candidatura de Marcus Alexandre a prefeito de Rio Branco.  

Walter destaca que na eleição da Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo teve que sair do plenário porque Luiz Tchê (PDT) o ‘enquadrou’ para que ele não acompanhasse os votos da base governista. Jamil (Ex-DEM) diz que não foi ele que mudou e ‘sim as pessoas que ele acompanhava antes’. O presidente da Aleac, Élson Santiago, diz que “sai chorando do PP, mas teve que decidir por um lado e esse lado é o da Frente Popular”. Hélder diz que topa sim a vaga de vice, desde que haja consenso na decisão em 2014. “Viemos para somar, não queremos dividir”.

Com relação ao ‘espaço’ para tantas pessoas na Frente Popular em 2014, os deputados do PEN não demonstram preocupação. Astério Moreira explica que a Legislação Eleitoral está sofrendo alterações, o que vai garantir que não haja coligações nas eleições proporcionais em 2014. Isso resolveria o problema de vagas para os deputados.
Astério conta que agora vai percorrer todo o interior do Acre em busca de adesões, começando por Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.  

Lage diz que, se assumir a vaga de Petecão, vota ao contrário dele
O primeiro suplente de senador Sérgio Pertecão, o empresário Fernando Lage, que era vice-presidente do DEM no Acre, agora é vice-presidente do PEN, diz que se tivesse a chance de assumir o mandato de Petecão votaria ao contrário de tudo o que o senador  votou até agora. “Votaria a favor do povo do Acre”, define. Ele, que é do grupo político de Jamil Asfury, também diz que agora, na Frente Popular, ‘se sente em casa’.    

Sair da versão mobile