Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jornalista tem de ter formação

Enfim uma notícia boa chegou, o primeiro passo foi dado. Na última semana, o Senado aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) que impõe a exigência do nível superior para o exercício da profissão de jornalista. Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a lei que obrigava os empregadores a exigir o diploma.

Naquele ano, eu cursava o 4º período da faculdade, metade do caminho andado. Foi como receber uma “facada”. A sala inteira ficou revoltada. Pensei em desistir do curso imediatamente, como muitos colegas. Veio à minha cabeça: “do que adianta estudar durante quatro anos e ganhar o mesmo que quem não estudou?”. Confesso que a tentação foi grande, mas refleti em todo o investimento que minha mamãe querida já tinha feito. Então, decidi continuar.

Defendo o diploma para qualquer profissão. Frequentar aulas durante anos, ser bem preparado e depois descobrir que não é necessário o diploma é um absurdo. Imagine se um médico não precisasse estudar para exercer. Será que as pessoas iriam colocar as suas vidas nas mãos de uma pessoa como esta?

É hipocrisia dizer que não existem profissionais ótimos que não fizeram a faculdade de jornalismo, já que muitos que estudaram são uma verdadeira vergonha. O que acontece é que muitas empresas buscam mão de obra barata e esquecem a qualidade, ética e resposabilidade. Quem é formado não vai aceitar qualquer condição de trabalho.

O jornalista é um profissional como qualquer outro. Sua função não é menos importante e tem um grande papel na socie-dade. Nós somos os olhos e a boca da população. Buscamos, investigamos, apuramos e transmitimos a notícia, sempre passando a verdade. É preconceito sermos a única classe sem os direitos reconhecidos.

O que nos resta agora é esperar. A PEC dos Jornalistas segue para a Câmara dos Deputados, onde irá precisar ser aprovada. Como a esperança é a última que morre, eu e milhares de jornalistas iremos ficar no aguardo do fim desta novela, esperando um final feliz.

*Evely Dias é jornalista.
E-mail: evelydias@gmail.com

Sair da versão mobile