O acesso ficou distante. No último domingo (26), o Atlético Acreano foi goleado pelo Vilhena/RO por 4 a 0, no Estádio Portal da Amazônia, no interior de Rondônia, e a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro ficou bastante difícil.
Com a derrota, o Galo Carijó permanece com dez pontos, na terceira colocação do grupo A1, e depende de outro resultado para seguir na competição. Já o VEC assumiu a liderança da chave com 15 pontos e se garantiu na próxima fase.
Jogando fora de casa sem três titulares (goleiro Máximo, zagueiro Marquinhos Costa e lateral Renan), o time acreano tentou aproveitar os contra-ataques, mas ficou com um jogador a menos ainda no primeiro tempo, quando o zagueiro João Carlos derrubou o lateral Guajará e foi expulso pelo árbitro Alinor Silva da Paixão.
Com um a mais dentro de campo e apoiado pela torcida, o VEC aproveitou para garantir a classificação. Os gols rondonienses foram marcados por Cabixi (2), Edílson Pereira e Adriano.
Última rodada
Nesta quarta-feira (29), dois jogos fecham a primeira fase do grupo A1 da Série D. No Estádio Arena da Floresta, às 19h30, o Atlético Acrea-no enfrenta o já desclassificado Penarol/AM, precisando da vencer e torcendo por uma vitória do Vilhena em cima do Remo/PA, que jogam no mesmo horário, no Estádio Mangueirão, em Belém/PA.
Segunda fase
A última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D foi encerrada domingo. Fora os times do grupo A1, que farão a última rodada nesta quarta, todos os outros já estão com seus classificados definidos e já sabem quem serão adversários.