Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Analistas tributários realizam paralisação para pedir reestruturação salarial

 Os analistas tributários da Receita Federal realizaram ontem uma paralisação de 24h. O movimento foi a nível nacional. Os servidores protestam contra a demora do Governo Federal em discutir as propostas impostas pela categoria. Atuam no Acre 39 analistas tributários. Esta é a 4ª paralisação realizada neste ano.

 De acordo com Ednaldo Santos, presidente do Sindicato dos Analistas Tributários, o último acordo com o governo foi há 4 anos. “O objetivo é sensibilizar o governo para que as negociações salariais sejam abertas, até porque a última negociação com a categoria aconteceu em 2008. Estamos nestes anos sem reajuste. Queremos que seja feita a reestruturação da carreira e valorização do cargo”. 
Os analistas alegam que as tarefas executadas por eles não estão na Lei. “O analista da Receita Federal tem suas atribuições. No entanto, o governo tem perdido muito com a mão de obra do analista. Um cargo de grande importância e estratégico, mas com a valorização bem abaixo do necessário para nós. Fazemos a análise tributária e na questão de fiscalização. Precisamos de mais liberdade e de um trabalho mais integral. Muitas vezes fazemos atribuições que não são reconhecidas no papel”, disse o presidente.

 O atendimento ao contribuinte foi prejudicado e teve de ser agendado para hoje. “A paralisação afetou o atendimento das pessoas que vêm à delegacia para retirar a certidão negativa, CPF. Não queremos fazer greve. Apenas queremos que o canal de negociação com o governo seja aberto, tendo em vista que o prejuízo é muito grande quando paramos as nossas atividades”, concluiu Ednaldo.

Sair da versão mobile