Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Anatel abre inscrições pra 126 medidores de qualidade de web banda larga no Acre

 Para quem é usuário de banda larga de internet e não aguenta mais problemas do serviço no Estado, agora é hora de parar de reclamar e começar a fazer algo a respeito. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está com inscrições abertas desde a última quarta-feira (29) para a seleção dos voluntários que desejam ter a velocidade da sua banda larga medida pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ). Em todo país, a Anatel espera ter pelo menos 12 mil medidores voluntários testando suas bandas largas. No Acre, a agência quer 126 medidores.

 Os testes dos medidores serão para saber se suas bandas largas estão com um nível de velocidade previsto dentro do novo regulamento de gestão da qualidade (RGQ) do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Os serviços devem começar a serem medidos a partir de novembro . Para os interessados em participar da ação, a Anatel informa que as inscrições podem ser feitas através do site: www.brasilbandalarga.com.br.

 A pós as escolhas dos voluntários, os aparelhos medidores serão enviados aos escolhidos pelos Correios. Tais medidores serão instalados pelos próprios voluntários, com a ajuda de um vídeo de instrução. A seleção dos voluntários será feita pela Anatel, através do Grupo de Implantação do Processo de Aferição da Qualidade (Gipaq). Os usuários serão escolhidos conforme as ‘dimensões’ das operadores de seus serviços, tais como quantidade que cada operadora tem em cada código de numeração, acesso com mais ou menos de 2 Mbps, etc.

 Por tal razão que o Acre, por exemplo, terá só 126 medidores, enquanto estados maiores, do ponto de vista quantitativo de usuários de banda larga, terão mais voluntários selecionados – é o caso de Minas Gerais, que terá 1.035 voluntários, e Goiás, que terá 521. A expectativa  da agencia reguladora é que o máximo de pessoas se inscrevam para serem voluntárias, uma vez que só assim será possível  se analisar uma amostra significativa para cada região.

 A medição será feita automaticamente em períodos em que o usuário não estiver usando o serviço. Os medidores serão instalados nos clientes das empresas com mais de 50 mil usuários, portanto: Oi, Net, Embratel, Telefonica/Vivo, Ajato, GVT, CTBC, Sercomtel e Cabo Telecom.  Ainda sobre internet em alta velocidade, vale destacar que o Acre já aderiu ao convênio da banda larga popular de 1 Mega por R$ 29,90 (isenção de ICMS), no entanto, ainda falta ser regulamentado para começar a valer. (Com informações da Assessoria Anatel)

Sair da versão mobile