Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bairros da Baixada do Sol começam a ter água nas torneiras 24 horas por dia

Tiao-saerbA semana inicia com uma ótima notícia para as 70 mil famílias que vivem na região da Baixada do Sol. A partir desta segunda-feira, 27, o Departamento de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco (Depasa Rio Branco) começa a abastecer os bairros que ficam nesta região com água potável 24 horas por dia nas torneiras.

O governador Tião Viana esteve na Estação de Tratamento e Abastecimento II (ETA II), localizada no bairro Sobral, e declarou que o esforço dos trabalhadores do Depasa Rio Branco para abastecer as moradias desta região é um orgulho para o Governo do Estado.

“O resultado deste esforço é isso que estamos vendo. Hoje nós estamos declarando que a Baixada do Sol tem água 24 horas por dia. Nos últimos três meses nós conseguimos avançar a água 24 horas por dia para 80% das famílias, e hoje estamos abrindo água para 100% das famílias. Ou seja, do bairro Plácido de Castro ao Bahia Nova terá água para a população”, declarou o governador.

Tião Viana ressalta que a chegada de água potável para as casas da Baixada do Sol proporciona a redução de doenças e ganho na qualidade de vida. Tião frisou que com a expansão da rede de abastecimento na região do bairro Sobral faz com que 50% da população de Rio Branco tenham água nas suas torneiras 24 horas.

“A outra metade nós estamos caminhando intensamente, com o esforço desta equipe, para poder chegar até início do próximo ano para que elas possam ter água por 24 horas por dia em suas torneiras”, completou o governador.

Trabalho intenso
O diretor-presidente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, adiantou que o trabalho que está sendo executado na região da baixada é em continuidade ao programa “Água 24 horas” que já acontece em regiões como o Segundo Distrito e Portal da Amazônia.

“O trabalho inicia nesta segunda com todos os testes, correção de rede e com a ação social pedindo que as pessoas contribuam com o consumo e a distribuição não para mais”, disse Mesquita.

Durante a manhã desta segunda foi instalado na ETA Sobral um macro medidor, aparelho que permite monitorar o volume de água que sai da adutora para ser distribuído às moradias. Quando a água chega às residências o volume de água consumido, por cada unidade habitacional, passa a ser medido pelo hidrômetro.

Sair da versão mobile