Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Delegada Sônia Ribeiro volta a atuar após transplante de rins

“A fé move o sobrenatural de Deus, ele me deu uma nova chance de garantir direitos ao cidadão. Apesar de tudo isso que passei, estou pronta para continuar lutando por uma segurança pública cada vez mais forte”, definiu a delegada Sônia Ribeiro, seu retorno às atividades na Polícia Civil após dois anos e 11 meses afastada da atividade policial, para tratamento de saúde.
Sônia Ribeiro se apresentou ontem, 14, ao secretário Emylson Farias, que a recebeu em seu gabinete, na companhia dos diretores do Departamento de Polícia da Capital e do Interior, delegado Vanderlei Thomas e Alex Cavalcante do Departamento Técnico Policial. Durante quase três anos a delegada Sônia Ribeiro passou por dezenas de procedimentos de hemodiálise e por um transplante de rins, realizado no Hospital das Clínicas, em Rio Branco.

Emocionada com a recepção de seus colegas e com o retorno as atividades de delegada disse: “sou uma apaixonada pela Polícia Civil, pela profissão que Deus me permitiu exercer e por várias razões, espe-cialmente pelo censo de justiça. Na delegacia não tem pobre, não tem rico e, sim, cidadãos que buscam um só objetivo; a Justiça”, destacou.

Sônia Ribeiro vai atuar na Corregedoria de Polícia como assessora técnica, mas já desempenhou atividades na Delegacia da Mulher e na Delegacia Antiassalto. Sônia baixou ao hospital no dia 18 de setembro de 2009, foi submetida ao doloroso tratamento com hemodiálise e transplantada de rins, terá que tomar remédios pelo resto da vida, porém, garante estar pronta para mais um desafio.

“O término do período de afastamento costuma mobilizar intensa ansiedade para quem experimenta esse tipo de tirocínio, o que não tem sido diferente para mim. Um fator importante nesse quadro é não ter a dúvida em relação ao restabelecimento, isto é, a imprecisão quanto à minha capacidade de realizar as tarefas com que irei me deparar sem que isso traga agravos à saúde. Há muitos casos em que a recuperação, de fato, não é total, pois instauraram-se distúrbios crônicos”, observou a delegada Sônia Ribeiro.

A retomada das atividades da delegada está marcada para a próxima segunda-feira, 20. A delegada Sônia Ribeiro ganhou o respeito dos colegas de profissão e o reconhecimento da sociedade acreana, ostentando alto comprometimento com a garantia dos direitos do cidadão sem esquivar-se da postura combativa. Ela considera a Assessoria Técnica da Corregedoria Geral de Polícia Civil, cargo que irá ocupar a partir da próxima semana, uma expe-riência rica de significados profissionais, mas tem consciência dos desafios, sabe que novas questões se conjugam à vivência do afastamento, do adoecimento e mesmo da atividade em si. (Assessoria Polícia Civil)

Sair da versão mobile