Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detran faz conscientização especial no trânsito para a volta às aulas

 As férias acabaram e é hora de os alunos voltarem às aulas. Neste período, o trânsito fica complicado, já que a frota de carros da Capital é grande. Muitas vezes a pressa, o atraso e a falta de atenção acabam ocasionando um acidente, interferindo todo o fluxo e congestionando as vias.

 O Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC) está realizando um trabalho de conscientização nas ruas, explicou Sawana Carvalho, diretora da autarquia. “Estamos trabalhando com os educadores em alguns pontos da cidade. Mudamos o foco da área central e estamos colocando eles nos bairros, que também devem ser contemplados. Algumas escolas já aderiram ao programa ‘Amigo da Escola’, no qual a educação de trânsito do Detran capacita uma pessoa da escola para estar auxiliando os estudantes na travessia tanto na entrada quanto na saída. A nossa intenção é expandir isso. Alguns municípios já estão trabalhando desta forma”.

 As crianças também são instruídas, disse Geny Polanco, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/AC. “Vamos às escolas e fazemos palestras e peças de teatro para as crianças, que abordam os temas semáforo, faixa de travessia e calçadas. Explicamos tudo para que elas não possam sofrer e causar nenhum acidente. Antes da palestra, fazemos as imagens do comportamento delas e depois mostramos. A partir disso, explicamos o que é errado e ensinamos o que é certo. Mostramos até como eles podem ensinar aos adultos como estacionar”.

 Agentes de trânsito estão atuando em várias áreas da cidade. “Com relação ao monitoramento do trânsito na volta às aulas, estamos pedindo a colaboração dos proprietários das escolas particulares e dos diretores das escolas públicas. Na mobilidade, estamos distribuindo agentes de autoridade de trânsito em alguns pontos críticos da cidade nos horários de pico, para que não haja o travamento de cruzamento e que a sinalização seja respeitada para melhorar a trafegabilidade. Rio Branco está se desenvolvendo e o poder econômico das pessoas está melhorando. Vários veículos estão sendo adquiridos e pedimos que, antes de sair de casa, programem os horários. Adiante-se para que o atraso não o induza a causar uma irresponsabilidade, imprudência ou até mesmo um acidente. É muito pior se deparar com um acidente que vai congestionar o trânsito do que sair com antecedência de casa, para que possamos chegar no horário correto ao seu destino”, concluiu Sawana.

 

Sair da versão mobile