Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

DNPM será instalado no Acre ainda este ano

  A representação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) será instalada, ainda este ano, no Acre, com a finalidade de atender uma antiga reivindicação das empresas que trabalham com extração de produtos minerais como areia, argila e água mineral. A garantia foi dada nesta segunda-feira 27, ao gabinete do deputado Taumaturgo Lima, pelo assessor técnico da presidência do DNPM nacional, Paulo Brandão.

 A instalação do escritório regional, na capital Rio Branco, foi intermediada pelo deputado Taumaturgo Lima (PT/AC) e o governador Tião Viana por entenderem que a presença do órgão no estado é de fundamental importância para o processo de desenvolvimento regional.  

 De acordo com o deputado e o governador, o DNPM vai possibilitar a avanço das pesquisas de solo para o Acre, garantindo ao mesmo tempo o processo de desenvolvimento do Estado. ”O Acre, assim como toda a Amazônia, tem um solo riquíssimo. Com a vinda do DNPM é o momento de termos um apoio maior para fazer as pesquisas e dar mais condições aos empresários que já desenvolvem atividades ligadas à exploração dos recursos naturais” – afirmou Taumaturgo.

 No primeiro semestre deste ano, o deputado Taumaturgo Lima se reuniu, em Rio Branco, com o governador Tião Viana e o representante da instituição federal, Paulo Brandão, para tratar sobre a presença do DNPM no Estado, prevista para o próximo mês de outubro. Na ocasião, o governador Tião Viana falou da importância do órgão e lembrou que há estudos que apontam reservas de calcário e outros minerais, inclusive ouro, em regiões isoladas no Acre.

Sair da versão mobile