Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo Federal amplia mais uma vez a permanência da Força Nacional no Acre

 O Governo Federal estendeu, mais uma vez, a permanência da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Acre e em mais 4 estados (Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia). A ordem de prorrogação foi feita através de decreto publicado na edição de ontem (16 de agosto) do Diário Oficial da União (seção 1, página 71 do DOU), assinado pelo ministro José Eduardo Cardozo. A decisão foi tomada para dar prosseguimento ao apoio efetivo que os soldados da Força estão dando para a Operação Defesa da Vida.

 A referida operação foi desencadeada nos estados mencionados há 14 meses (em junho do ano passado), pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Na região, ela é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Seu objetivo maior é intensificar a fiscalização e ações preventivas aos chamados crimes nas estradas das fronteiras (ilícitos ambientais, tráfico de drogas, contrabando, roubos e furtos de veículos e cargas, entre outros).

 Em resumo, o decreto prega que a operação ‘coibir quaisquer atividades ilegais que atinjam o patrimônio natural brasileiro na Região Amazônica’.

 Além disso, a investida visa acabar com a forte onda de conflitos agrários, de desmatamento ilegal e assassinatos nas zonas rurais dos estados da Amazônia e do Pantanal. Para todas estas frentes de ações, a Força Nacional e a PRF recebem apoio da Polícia Federal e das Forças Armadas. A permanência pode ser prorrogada por mais tempo.
 

Sair da versão mobile