Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ifac anuncia ações para o segundo semestre de 2012

 O Instituto Federal do Acre – IFAC promoveu na manhã desta segunda-feira, 27, entrevista coletiva para apresentar as principais ações para o segundo semestre de 2012 e apresentar o novo reitor Pro Tempore, o Prof. Breno Silveira, nomeado pelo ministro da Educação do último dia 20 de agosto.
 
 Após a entrevista, foi oferecido um café da manhã, com a entrega de um kit para os jornalistas presentes e convidados. Participaram da entrevista o superintendente da Caixa Econômica Federal no Acre, Anacleto Grosbelli, e a presidente da Fundação Cultural Elias Mansour, Francys Meyre, que assinaram convênios e parcerias realizadas com o Ifac.
 
 Com a CEF foi assinado convênio que visa ampliar os benefícios para os servidores que terão acesso a tarifas mais baixas para empréstimos e financiamento da casa própria e com a Fundação Elias Mansour o Ifac participará da infraestrutura para a realização da II Bienal do livro, que acontecerá no período de 14 a 23 de setembro.
  
 O primeiro esclarecimento feito no diálogo com os jornalistas é que o Prof. Marcelo Minghelli, que comandou o IFAC por um ano e nove meses, solicitou seu afastamento da frente do Instituto para ir para um novo projeto que irá também beneficiar o Estado do Acre.
 
 O novo reitor, Prof. Breno Silveira, já respondia nos últimos meses como reitor substituto, é docente concursado do Ifac, foi chefe de Gabinete do Planejamento, Diretor Geral do IFAC, Campus Rio Branco e Pró-reitor de Extensão.
 
 Dentre os assuntos abordados durante a coletiva, o reitor Breno Silveira apresentou o resultado do Concurso Público, a oferta de cursos, a realização do II Workshop de Áreas Degradadas da Amazônia: Perspectivas Sustentáveis para a Exploração Econômica, a oferta de cursos de doutorado e a participação do Ifac na Expojuruá.
 
 O II Workshop de Áreas Degradadas da Amazônia: Perspectivas Sustentáveis para a Exploração Econômica é uma realização do Ifac com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como parceiros a União Educacional do Norte – Uninorte, o Governo do Acre e o senador Aníbal Diniz.
  
 O evento tem por objetivo promover um debate crítico e reflexivo sobre soluções e desafios para áreas degradadas na Amazônia, com enfoque nas perspectivas sustentáveis para a exploração econômica. Somam-se às palestras, os novos conhecimentos adquiridos de outras regiões do país e, ainda, a troca de experiências entre o saber das populações tradicionais e dos pesquisadores cientistas.
 
 Graças a uma parceria com o Governo do Estado e o SEBRAE o IFAC participou este ano pela primeira vez da Expoacre e agora estará com um estande na Expojuruá, de 02 a 08 de setembro. Durante a Expojuruá, além de divulgar os cursos, será inaugurado o primeiro Laboratório Móvel de Processamento de Pescado.
 
Programa de Doutorado – Está sendo finalizado com o Instituto Oswaldo Cruz parceria para o oferta de 25 vagas para doutorado nas áreas de Biologia Celular e Molecular – PGBCM, Biodiversidade e Saúde  – PGBS, Ensino em Biociências e Saúde – PGEBS, Biologia Parasitária – PGBP, Medicina Tropical –PGMT,  Biologia Computacional e Sistemas, PG-BCS.
 
 Outras 25 vagas o Instituto Oswaldo Cruz ofereceu para parceiros no Estado. Esta é mais uma ação do IFAC para capacitação de seus servidores. No início deste ano foi firmada parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e 12 servidores (docentes e técnicos) estão fazendo mestrado em Educação Agrícola, tendo todo o custeio do curso bancado pelo Instituto, através do Programa de Valorização do Servidor.

Sair da versão mobile