Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lançamento de cartilha marca o dia do Rio Acre

RioNo dia 7 de agosto é comemorado o Dia do Rio Acre, um Projeto de Lei criado pelo deputado estadual Eduardo Farias. Em alusão à data, a Assembleia Legislativa (Aleac) realizou, na manhã de ontem (7), o lançamento de uma cartilha com informações e dicas de preservação do rio.

Segundo o deputado Eduardo Farias, o dia é dedicado a propostas de preservação do rio. “A ideia é termos um dia de debate sobre o Rio Acre. Esse rio tem a ver com a nossa história. Nossos primeiros colonizadores vieram por ele. Durante muito tempo tudo o que chegava para o povo acreano era por meio do rio. Ele está sofrendo com o desmatamento, com o depósito de esgoto. Vamos debater os problemas e buscar soluções para o nosso rio, que é o único manancial de volume que temos nesta região”.

O geólogo Claudemir Mesquita desenvolveu a cartilha, direcionada às crianças. “Precisamos enfatizar que o rio precisa ser visto com um novo olhar: sem lixo, esgoto ou desmatamento, compensando o que fizemos durante estes anos. Esse foi um ato que irá se transformar em políticas públicas, para que no futuro seja o ano inteiro de festejo. Somos donos do rio, precisamos fazer a nossa parte, envolvendo as futuras gerações para preservar o Rio Acre”.

A conscientização da população é fundamental para a conservação do rio, destacou Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente. “Acabamos de lançar o Plano Estadual de Recursos Hídricos. Foi detectado que a bacia do Rio Acre, que tem 2 milhões e 700 mil hectares, é a mais preocupante, porque é onde está concentrada a maior parte da população. Medidas estão sendo executadas, mas, se não houver uma efetiva participação da sociedade para conservar o rio, nada vai adiantar. Estamos na época de estiagem, que nos preocupa bastante e, a partir de outubro, vamos intensificar a plantação de árvores ao longo da bacia”.

Sair da versão mobile