Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 2.227 famílias acreanas já estão com cadastro atualizado, mas ainda faltam 3.320

 O Bolsa Família é um programa que já representa um alento indispensável na renda de muitas famílias no Acre. Mas, para não perder o beneficio, é preciso seguir uma série de medidas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Uma delas é a atualização cadastral. Atento a isso, os dados de 2.227 famílias de beneficiários do Acre foram devidamente atualizados por seus respectivos gestores municipais, até o fim de julho.

 Tal valor já representa 41% de um total de 5.597 famílias acreanas que devem passar pela atualização cadastral no Estado, até o final do ano. No entanto, apesar de estas famílias já terem renovado os seus cadastros, ainda faltam 3.320 beneficiários para  fazerem a atualização e evitarem o risco de ter os seus benefícios bloqueados.

 A atualização dos dados é um pré-requisito básico deste e outros programas sociais do Governo Federal, sejam os de transferência de renda ou do Cadastro Único. A cada 2 anos, as famílias devem renovar ou confirmar seus dados junto aos gestores municipais, mesmo que recebam ou não o Bolsa Família conforme o previsto no Decreto nº 6.135, de 2007. Entre os dados atualizados estão à frequência na escola de crianças e adolescentes, as vacinações em dia delas, a renda total (se a renda per capita da família for abaixo de R$ 140, ela recebe o Bolsa), se houve algum nascimento ou óbito na família, etc.

 Com os 41% das famílias atingidas, a cobertura no Acre segue o mesmo ritmo de atualização da Região Norte. Com cadastros de 56.506 famílias renovados até julho, o Norte já tem 42% do seu total de famílias contempladas no programa atualizadas (135.356). Faltam ainda 78.850 cadastros a serem renovados na região.  No Norte, a cobertura do Acre é a quarta melhor, atrásdo Tocantins (55%); Rondônia (47%) e Amazonas (44%).

 A nível nacional, o Acre está um pouco mais atrás da média. Ao todo, são 1.527.760 famílias brasileiras que recebem o Bolsa Família e devem ter seus dados atualizados. Só que, deste montante, 716.570 renovaram seus dados até julho, equivalente a 47% do total. Isto é, ainda faltam 811.190 cadastros a serem atualizados até o fim do ano.

Sair da versão mobile