Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Minoru Kinpara e Jonas Filho concorrem ao 2º turno da eleição para reitor da Ufac

 Mesmo com a manifestação de alguns acadêmicos, a eleição para a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) aconteceu e o resultado para o segundo turno foi divulgado ontem. Professores, técnicos administrativos e cerca de 2400 alunos estiveram presentes na votação.  Em primeiro lugar ficou o candidato Minoru Kinpara, com 35,74% dos votos e em segundo Jonas Filho, com 25,20%. As candidatas Margarida Lima e Olinda Batista estarão fora da disputa.

 A votação do segundo turno acontece na próxima quarta-feira, dia 29. De acordo com João Petrolitano, representante da instituição, a votação ocorreu normalmente. “As eleições ocorrem na conformidade, como foi previsto na comissão eleitoral, com o suporte de toda a administração superior. O pleito se deu dentro da normalidade, não há nenhum registro que venha depor contra esse evento, que é o exercício da democracia dentro da universidade. Toda a comissão irá se empenhar ainda mais, onde todo o trabalho será renovado. A nossa comissão atua com pessoas especializadas e que darão todas as condições para que tenhamos uma nova eleição, contando com a presença de todos para a decisão”.

 Minoru Kinpara afirmou que a eleição é de grande importância. “A mobilização será intensificada. O nosso objetivo é que haja uma participação ainda maior dos professores, técnicos administrativos e principalmente dos alunos, pois estamos vivendo um momento de greve e eles não estão dentro da universidade, na sua grande maioria. Durante o processo, fiz uma proposta para os demais candidatos, no sentido de fazermos um pacto para que quando terminasse a eleição, pudessemos estar todos juntos trabalhando em prol da universidade. Temos que unir forças e trabalhar pela instituição”.

 O candidato pediu que os estudantes, que tiveram a participação pequena na eleição, compareçam na terça. “Hoje temos as redes sociais e essa será uma forma de convocar os estudantes. Essa é a escolha do reitor, que vai administrar a universidade durante quatro anos. É uma escolha importante e que vai decidir o futuro da instituição. Peço um esforço coletivo e que os estudantes não abram mão dessa oportunidade de inovar, escolher uma reitoria que possa colocar a Ufac em um outro patamar, uma administração que de fato vai valorizar o que temos de mais importante na Ufac, que são as pessoas”.

 Jonas Filho foi reitor da Ufac durante dois mandatos, de 2000 à 2008. Ele afirmou que parcerias estão sendo feitas para que ele volte a administrar a instituição. “O que vai mudar nesse momento é a nossa estratégia. Vamos continuar pedindo aos professores, técnicos administrativos e estudantes que continuem nos apoiando como fizeram na eleição. Para o segundo turno precisaremos das alianças dos que concorreram conosco e tenham alguma afinidade com as nossas propostas para estarmos concretizando essa vitória. Vamos fazer uma avaliação de onde podemos ter sido fragilizados em alguns momentos, para corrigirmos esses detalhes. De toda forma, iremos continuar investindo em todas as categorias, pois precisamos do voto de todos. Iremos trabalhar para os três seguimentos, até aqueles que estavam criticando o processo eleitoral”, concluiu.

Sair da versão mobile