Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre sobe

 A estiagem castiga o Rio Acre. Quem passa nas proximidades da Gameleira vê o quanto o cenário está diferente de alguns meses atrás, quando o nível do rio atingia o calçadão. Há mais de 1 mês, a seca vem afetando o Estado, período comum entre os meses de agosto e setembro.

 Apesar das chuvas registradas na Capital e no interior, o nível do rio continua baixo.  Na medição realizada domingo (19), pela Defesa Civil Estadual, o nível estava a 2,40m, afirmou João Oliveira, coordenador do órgão. “Com as chuvas, o rio subiu gradativamente, mas baixou novamente. Ontem estava a 2,11m. Geralmente em agosto, período que antecede a primavera, chove um pouco”.

 Em 2011, o rio chegou ao seu menor nível, marcando 1,50 no dia 11 de setembro. O coordenador as chuvas são um bom sinal. “Está sendo muito boa essas chuvas, mas a média do mês de agosto ainda está muito baixa. O rio precisa estar a 3,15m para estabelecer”, disse João.

 O metereologista Davi Friale informou que nos próximos dias o nível poderá subir. “Devido as fortes chuvas que tem caído na região do Alto Acre, desde o último dia 11, o nível do rio vai subir entre 40 e 60 centímetros esta semana. Chove diariamente nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia e deve chover mais nos próximos dias”. 

Sair da versão mobile