12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Pascoal Muniz, ex-vice reitor da UFAC envia nota de esclarecimento a imprensa

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/08/2012 - 19:25
Manda no zap!CompartilharTuitar

 “Nos dois últimos dias que antecederam as atuais eleições para Reitor da UFAC foi divulgado, na imprensa local, notícia da ação de denúncia do Ministério Público Federal (MPF) tão bem articulada sobre a minha pessoa com claro objetivo de buscar minha desmoralização e influenciar o processo eleitoral para prejudicar a eleição do professor Minoru.

Visto não ter sido oficialmente notificado da ação, passaram-se as eleições fui buscar entender o que estava acontecendo:
 A ação de denúncia que o MPF apresentou contra minha pessoa diz respeito à autorização de concessão de um resíduo salarial de 3,17% de 1994 proveniente da aplicação conjunta dos artigos 28 e 29, parágrafo 5º da lei 8880/1994 correspondente a variação acumulado IPC-R entre o mês da primeira emisssão do Real e o mês de dezembro de 1994, que o próprio TCU reconhece o direito a todos os servidores federais, em período especifico.

 Essa era a reivindicação do movimento dos servidores da UFAC deliberada em Assembléia representativa da categoria, embalada pela decisão da justiça, em primeira instância, favorável ao Sindicato dos Técnicos do Ensino Superior do Estado do Acre (SINTEST).

 Como Vice-Reitor, na primeira oportunidade em que assumi a Reitoria, no calor do movimento reivindicatório, recebi em audiência no gabinete uma comissão representativa de professores e técnicos da UFAC, composto pela presidente da ADUFAC, Andréia Dantas – acompanhada do advogado; Dário Lopes e José Alberto de Araujo – diretores do SINTEST, Aroldo Campos – Assessor do ex-Reitor Jonas (então candidato concorrente no atual processo eleitoral) e o professor Marcus Vinícius Aguiar do curso de direito – à época, também Procurador do Ministério Público Federal, entre outros.
 A persistente argumentação apresentada pelos membros dessa comissão para a assinatura de autorização do pleito residiu sobre a legalidade do pagamento e o prazo para fechamento da ultima folha de pagamento do ano, coincidente com aquela data em que foi assinada a autorização. 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Após várias argumentações e confiante à consulta feita à Pro-Reitora de Gestão de Pessoas (PRODGEP) autorizei o pagamento do referido resíduo de 3,17% para todos os servidores da UFAC, acreditando no agir com correção.

 Face ao dever que me cabe esclarecer a toda comunidade universitária e a sociedade acreana como um todo, coloco-me à disposição da Justiça Federal e ao MPF para o momento em que for acionado prestar as devidas informações. Estou à disposição de todos na sede da FUNTAC, onde funciona o Fundo de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, vinculado a FAPAC ou no Centro de Ciências da Saúde da UFAC, na sala de professor, onde atendo os alunos e coordeno uma pesquisa.”

Pascoal Torres Muniz – Ex-Vice-Reitor da UFAC

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Detran institui novos procedimentos para alienação fiduciária de veículos

Próxima Notícia

Via Verde Shopping oferece 3 dias de liquidação em todas as lojas

Mais Notícias

O bloco do Vai Quem Quer vai ter poiliciamento por parte da Polícia Militar em 2026. Foto: Juan Vicent Diaz
6º destaque

Carnaval do Tucumã terá reforço da Polícia Militar e mudanças no esquema de segurança em Rio Branco

11/02/2026
Foto: Reprodução
2º destaque

Bocalom exonera Clendes da RBTrans e nomeia novo superintendente em edição extra do DOE

11/02/2026
O ranking coloca o estado fora das primeiras posições. Foto: Walcimar Júnior
Destaques Cotidiano

Acre fica em 4º lugar no Norte em capital humano e aparece na 15ª posição no ranking nacional de competitividade

11/02/2026
Na última terça-feira, 10, a presidente da Acisa reuniu-se com a diretoria da Fecomércio (Foto: Reprodução Instagram)
Geral

Sem convenção há dois anos, empresários cobram regras claras para o funcionamento do comércio

11/02/2026
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
5º destaque

Bloco 6 é D+ exalta a força da periferia em samba-enredo e busca o heptacampeonato no Carnaval 2026

11/02/2026
Ifac abre seleção para professores em Rio Branco com salário de até R$ 8 mil; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Ifac abre seleção para professores em Rio Branco com salário de até R$ 8 mil; veja como se inscrever

11/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Via Verde Shopping oferece 3 dias de liquidação em todas as lojas

No Alto Acre, Gladson Cameli reafirma compromisso com a população

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre