Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

População sofre com fumaça de queimadas na fronteira

IMG 7510Nos últimos dias, principalmente durante a noite nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, que fazem divisa com a Bolívia, estão sendo tomadas por fumaça provenientes de queimadas clandestinas, principalmente do lado boliviano, onde não se tem uma política de controle.

Com foi anunciado por meios especializados, os 2 meses que abraçam o verão amazônico, serão assolado por altas temperaturas durante o dia, e quedas nas noite, apresentando umidade além da média.

Juntando o descontrole do clima (umidade, poeira, fumaça e calor), gerou uma epidemia de gripe e não poupou ninguém. A venda de xaropes, antigripais e térmicos, aumentou nas farmácias juntamente com o atendimento nas unidades de saúde das cidades.

Outro cuidado, está sendo feito através de nebulização a base de soro. Segundo os médicos, caso a tosse venha se manter por mais de três dias, se deve procurar uma unidade de saúde, para que não se transforme numa doença mais grave.

Sem muito o que fazer, resta aos pais manter o pacote de socorro: xarope, antigripais, térmicos e repouso, além de esperar acabar com o verão daqui a dois meses. Além de beber muito líquido conforme receita os médicos de plantão.

Atenção, em caso de surgimento de sintomas acima citado, não se aconselha ninguém se automedicar, e sim, procurar o médico nas unidades de saúde mais próxima de sua residência e se deve manter remédios longe de crianças. (Alexandre Lima / O Alto Acre)

Sair da versão mobile