Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura desenvolve ações de recuperação e de proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Acre

Foto---Equipe-da-ANA-DEPASOs especialistas em recursos hídricos Ewandro Andrade Moreira e Carlos Araújo Souto, analistas de administração da Agência Nacional de Águas, estiveram em Rio Branco realizando visita de monitoramento do projeto “Conservação de água e solo na bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, sub-bacia do Rio Acre”, financiado pela ANA. Eles iniciaram a inspeção no último dia 13 e encerraram quinta-feira, 16. Na oportunidade, visitaram propriedades rurais do Projeto de Assentamento Moreno Maia, que vem sendo trabalhadas no Projeto com a recuperação de APPs e visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), verificando a situação de abastecimento de água de Rio Branco. A visita reforçou a necessidade da preservação da bacia hidrográfica. Segundo o Técnico da ETA, o  Victor Hugo, a água do Rio Acre é de excelente qualidade, diferente da maioria dos rios brasileiros, normalmente contaminados por resíduos químicos.

Segundo a Agência Nacional de Águas,  o Brasil é a maior potência hídrica do planeta, com 13,7% da água doce existente. Grande parcela da água doce do nosso país está localizada na Região da Bacia Hidrográfica Amazônica, considerada o grande reservatório de água doce do mundo e uma região estratégica para manutenção da vida no nosso Planeta. O Rio Acre é um dos rios que compõem e alimenta essa grandiosa bacia hidrográfica.

Estudos têm apontado que o Acre passa por uma gradual redução da capacidade de suprimento de água, em razão principalmente do processo de antropização a partir da sub-bacia do Rio Acre, além desse fator, ao longo do curso podem ser observados vários problemas que vêm degradando e retirando a vida do rio: retirada da mata ciliar que resulta em erosão e assoreamento, lançamento de esgoto in natura no seu leito, disposição de lixo no seu leito e margens, ocupação irregular das suas margens e pesca predatória.

Frente a esses problemas, a Prefeitura de Rio Branco através de várias secretarias municipais, realiza desde 2005 atividades visando prevenir ou minimizar impactos ambientais de mais de 100 anos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Acre.

Como estratégia de execução das atividades e sustentabilidade das ações, a Semeia busca, juntamente com as intervenções físicas, mobilizar, sensibilizar e envolver as comunidades locais, buscando uma visão holística para a questão dos recursos hídricos. Dentre as atividades que realiza se inclui a criação de uma Área de Proteção Ambiental e Parques urbanos, além de fiscalização e educação ambiental, recomposição vegetal de APP’s de trechos de diversos afluentes do Rio Acre, Atualmente a Semeia  executa o Projeto. O Projeto tem como objetivo promover o envolvimento de produtores rurais em ações estratégicas de recuperação e conservação de mananciais da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla. Prevê entre outras ações, a recuperação de 30 hectares de APP no Projeto de Assentamento (PA) Moreno Maia utilizando Sistemas Agroflorestais como indutores de recuperação. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile