Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto de inspeção predial é apresentado no Crea-AC

 Durante a plenária do Conselho de Engenheiros do Acre, dessa sexta-feira, 10, um ponto colocado aos presentes foi à questão da inspeção predial.

“Trazer a Rio Branco a obrigatoriedade da inspeção predial, é um avanço para Rio Branco e como parceiro temos um representante nosso na Câmara Municipal, o Vereador e Eng. Civil Ricardo Araújo, que apresentará o projeto de lei naquela Casa.” Disse o Presidente do Crea-AC, Eng. Civil Amarildo Uchôa Pinheiro.

 A mudança na estrutura principal das construções e os serviços de reformas feitos sem profissionais legalmente habilitados tem colocado em risco a sociedade acreana. A atividade fim do Crea é fiscalizar o exercício profissional, é responsabilidade do Conselho verificar se os projetos e construções registrados estão de acordo com as normas exigidas.

 Segundo o Eng. Civil e Vereador Ricardo Araújo, este é um projeto de lei que deve ser aprovado em caráter de urgência, Pois já foi implantado na grande parte das cidades brasileiras. “Na verdade, os profissionais assumem as responsabilidades técnica por  projetos, e no decorrer dos anos, o contratante muda a característica e a estrutura do projeto, o que as vezes ocasiona sérios problemas, até na questão ambiental.” Ressalta o vereador.

 Para o Presidente do Crea, que já conhece os projetos de Manaus-AM e Porto Alegre-RS, ter uma Lei que torne obrigatória essa inspeção garantiria a segurança da sociedade autorizando o Crea fiscalizar, junto aos proprietários, essa inspeção, que poderia detectar falhas estruturais e a existência ou não de profissionais responsáveis pelas alterações.

“È um movimento que devemos incorporar, a engenharia deve se mobilizar, já temos a representatividade na casa municipal, acho que nossa categoria precisa mostrar para que veio, parabenizo o Ricardo Araújo, por fazer o papel Político- Engenheiro com tal competência” disse o Conselheiro, Eng. Civil Antônio Furtado.

 O Vereador agradeceu o espaço na reunião e lembrou a importância dos Conselheiros presentes para que haja celeridade na aprovação do projeto de Lei na Câmara Municipal de Rio Branco, que segundo ele, deve acontecer até o final de agosto.  

Sair da versão mobile