X

Resultado do Ideb aponta melhor desempenho no ensino fundamental do Estado

 Para avaliar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e redes de ensino, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007. A cada 2 anos, o índice é medido, objetivando que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, nota correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 No Estado, houve uma melhora nos índices nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, explicou Daniel Sant’Ana, secretário estadual de Educação. “Nossa avaliação é muito positiva. Mantemos o nosso crescimento tanto nos anos iniciais (1º ao 5º) quanto nos anos finais (6º ao 9º). O Acre foi o primeiro lugar comparado com outros estados da região Norte na avaliação dos anos finais. Isso nos traz a constatação de que as medidas que estão sendo implementadas ao longo destes últimos anos estão surtindo os efeitos desejados”.

 O secretário afirmou que várias ações contribuíram para a superação da meta. “Valorização profissional, que vai desde a questão salarial e formação inicial e continuada dos professores, gestão escolar, principalmente na dimensão pedagógica da gestão do planejamento das escolas, investimentos na infraestrutura e condições de ofertas aos alunos contribuíram para este índice”.

 No ensino médio, o Acre ficou entre os 9 Estados em que a nota diminuiu de 2009 para 2011. “O ensino médio tem que ser analisado com muita cautela. Observamos uma variação negativa, um decréscimo. Apesar de ser mantida a meta projetada, tivemos uma queda em relação a 2009. É preocupante. Tem questões de fundo que dizem respeito à própria estrutura do ensino médio, que precisa passar por uma reformulação radical no que diz respeito à quantidade de disciplinas, estrutura curricular, conteúdos programados. Mas não só isso. Há questões do Estado que precisam ser modificadas. Isso é um sinal de que alguma das políticas implementadas não surtiram efeitos positivos”, disse Daniel.

 Medidas estão sendo tomadas para que nos próximos anos os resultados positivos sejam alcançados, afirmou Daniel. “A secretaria, junto com os docentes e gestores, está propondo uma série de medidas, algumas das quais já estão em andamento agora em 2012 e muitas a serem implementadas em 2013. A maioria delas serão implantadas a partir de um processo de pactuação, no sentido de retomar o crescimento do ensino médio e manter positivo o ensino fundamental, corrigindo os problemas eventualmente encontrados”.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: