Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seds realiza capacitação nos municípios

 O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), vem realizando desde maio deste ano o curso Formação Continuada de Saberes e Práticas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), para os profissionais do Cras e toda a rede socioassistencial. A ação será desenvolvida em todos os 22 municípios do Estado, no decorrer dos próximos meses.

 Com carga horária de 40 horas, a capacitação tem o objetivo de formar e qualificar os gestores da assistência social e do Cras, visando aprimorar e ampliar o atendimento às famílias que vivem em vulnerabilidade social, segundo o Volume I e II das Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF).

 A formação faz parte das ações atribuídas à Coordenação Estadual dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Ministrada por Patrícia Campos, Lafifia Lima, Deuselina Madeira e Nely da Silva, a capacitação já foi dada a 222 pessoas, entre elas coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, conselheiros tutelares e conselho de direito. De acordo com a coordenadora estadual do Cras, Patrícia Campos, a formação é de fundamental importância para a compreensão do envolvimento dos gestores da política na consolidação do PAIF.

“O PAIF se caracteriza como eixo basilar para a “nova” política de assistência social que vem sendo construída no Brasil desde a publicação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004, como política pública”, disse a coordenadora.

 O Cras realiza o acompanhamento das famílias, de modo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso a direitos e à melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 Durante a capacitação é realizado o mapeamento de gestão de território nas áreas de maior vulnerabilidade social, para uma maior atuação e articulação da família e do território.
“A capacitação possibilita às equipes técnicas e aos gestores da política novas oportunidades de reflexão sobre o fazer profissional, sobre os objetivos e a estrutura dos serviços oferecidos às famílias em vulnerabilidade social”, disse assistente social Lafifia Lima.

Sair da versão mobile