Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Suspensão do IPI gera resultados positivos e Fecomércio/AC defende prorrogação

 O programa de incentivos fiscais voltados à indústria automobilística concedido pelo Governo Federal para fortalecer as empresas brasileiras e estimular o crescimento do PIB tem surtido efeito na economia. Com o programa, o governo deixa de arrecadar o IPI por um determinado momento, mas recompensa com o aumento dos demais impostos em virtude da elevação do volume de vendas e consequentemente das receitas.

 No Acre, não é diferente. O salto nas vendas do setor promove imediato aumento no volume do ICMS arrecadado pelo estado. O ICMS é o tributo que mais pesa no custo do veículo e é retido na fonte, portanto tem a arrecadação garantida. O Acre é o que mais tem apresentado resultados positivos nas vendas, superando o crescimento nacional.

 O Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rio Branco (Sinvvea), filiado à Fecomércio/AC, apresentou à imprensa os números do mercado acriano, confirmando o otimismo dos empresários do setor manifestado em pesquisa realizada anteriormente.

 De acordo com o presidente do Sinvvea, Leandro Domingos, o mês de junho foi o melhor deste ano, apresentando crescimento de 25,52% em relação mesmo período de 2011, o que demonstra a recuperação das vendas. “O mercado acriano vinha em queda, e com as vendas realizadas por força da suspensão do IPI houve uma reversão da tendência”, lembrou Domingos. “O primeiro semestre de 2012 já apresentou um crescimento de 4,46% em relação ao primeiro semestre de 2011.”

 Domingos diz que os empresários do segmento de veículos automotores do estado acreditam em aumento em torno de 10% no ano de 2012 em relação a 2011. O presidente é um dos defensores da renovação do prazo de suspensão do IPI sobre os carros, para permitir reflexo positivo no crescimento do PIB nacional.

Sair da versão mobile