Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE decide hoje destino da candidatura de Dêda

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) decide hoje, em sessão às 16h, se Francisco Vagner Santana de Amorim, o ‘Dêda’ (PP), poderá disputar o quarto mandato de prefeito de Rodrigues Alves, cidade localizada há cerca de 40 Km de Cruzeiro do Sul. O Ministério Publico Eleitoral e o Partido dos Trabalhadores (PT) pediram a impugnação de Dêda à Justiça Eleitoral, alegando que ele é considerado ‘Ficha Suja’ pelo Tribunal de Contas do Estado e da União. Mas a juíza da 4ª Zona Eleitoral, Andréia Brito, indeferiu o pedido. O PME recorreu e hoje os membros do TRE decidem o destino da candidatura.

ependendo do resultado, Dêda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.  

O relator do processo de Dêda é o juiz José Augusto Pontes e o nome do advogado de Dêda, que aparece no site do TRE/AC, é o do defensor público-chefe do Estado, Dion Nóbrega Leal. Dêda é funcionário de carreira do Ibama/AC.

E nesta quinta-feira, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral deve julgar se a candidatura de Antônia Lúcia (PSC) para prefeita de Rio Branco pode prosseguir. Ela também é considerada ficha suja e foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral. Durante a eleição para deputada federal, Antônia Lúcia foi acusada de ser dona de uma caixa encontrada pela Polícia Federal, com quase meio milhão de reais.

O dinheiro seria usado na campanha e não tinha comprovação de origem. Agora na eleição para prefeita, ela foi acusada de fazer parte de um esquema que teria falsificado assinaturas na ata da Coligação Movimento Democrático Trabalhista Cristão. A juíza Maha Manasfi indeferiu a candidatura e agora o Tribunal Regional Eleitoral decide se a candidatura pode ou não ser levada adiante.
O relator do processo de Antônia Lúcia é o desembargador Roberto Barros.   

Sair da versão mobile