Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TV Acre vai divulgar pesquisa

tvacre240O advogado Edinei Muniz entrou ontem com pedido de liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para evitar a divulgação de pesquisa feita pelo Ibope, a pedido da TV Acre. No mérito, o advogado pede a impugnação da pesquisa. Mas a direção de Jornalismo da TV Acre, afiliada da Rede Globo, informou que vai exibir hoje o resultado da pesquisa realizada nesta semana. No site oficial, o TRE avisa que a empresa Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda registrou resultado da pesquisa AC 0004/2012, encomendada pela Rádio e TV do Amazonas, no  último dia 12 de agosto, às 9h da manhã.

O advogado do PSDB, Edinei Muniz, diz que a pesquisa não é só para avaliar o preferido da população para prefeito de Rio Branco. São medidas, também, a popularidade do governador Tião Viana e do  prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. Há, ainda, um questionário sobre os principais problemas da Capital. O advogado diz que o Ibope não registrou os bairros onde a pesquisa foi realizada. “Uma pesquisa como esta pode induzir o eleitor. Uma coisa é querer saber em quem a pessoa vai votar, outra coisa é avaliar, junto, 2 gestores e ainda apontar os problemas de bairros que são assistidos por esses gestores. É confuso”, relata.  

Edinei argumenta, ainda, que a pesquisa seria identificada, o que é inconstitucional, pois vio-la o direito ao voto secreto. “Nos questionários da pesquisa constam o nome, endereço e telefone dos entrevistados, que apontam seus candidatos preferidos. O voto não é secreto só na hora da urna. É durante todo o período eleitoral”, explica.

Para Edinei Muniz, se as fichas caírem em mãos erradas, podem ser usadas para prejudicar quem está à frente nas pesquisas. Ele diz que o PSDB tem certeza de que o candidato Tião Bocalom aparece na frente, na pesquisa, mas teme que opositores possam procurar os entrevistados na pesquisa, para tentar que eles mudem o voto.

Sair da versão mobile