Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac continua em greve; eleição para a reitoria da instituição acontece hoje

 Há três meses a greve das universidades federais dura em todo o país. A paralisação continua mantida na maioria das instituições, que recusaram a proposta do Governo Federal, que prevê reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes, aplicados de forma parcelada até 2015.

 Apesar de algumas universidades encerrarem a greve, a Ufac continua. “As assembléias do nosso sindicato têm apoiado a manuntenção da greve. Estamos intensificando a mobilização para que o governo volte a negociar. Alé disso estamos fazendo o diálogo com outros setores”, explicou Gerson Albuquerque, presidente do comando de greve da instituição.

 A greve não tem previsão de término, afirmou Gerson. “Essa semana será realizada novas reuniões. A discussão encaminhada nacionalmente é de manter a greve e forçar o governo a discutir a nossa pauta. Esse anúncio que o MEC tem feito, de que a greve acabou, é mais para criar confusões e tentar dismobilizar o nosso movimento”.

 Hoje, no campus da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, acontece a eleição para a nova reitoria. Gerson frisou participação dos universitários, professores e servidores técnicos na votação é importante.

“Esperamos que a comunidade acadêmica venha votar por uma questão simples: a eleição é uma conquista nossa, que ainda nem asseguramos na lei. Embora tenhamos assegurado a autonomia universitária, nós não asseguramos a eleição direta e ela tem sido realizada a duras custas graças o processo de mobilização que temos desde a década de 80. Abrir mão dessa conquista é uma estupidez. A nossa expectativa é que todos tenham condições de escolher o novo reitor, venham até às urnas. O nosso sindicato está comprometido com isso, com a necessidade de realizar a eleição mesmo durante a greve para não abrir mão desse processo de democracia interna da universidade e das conquistas ganhas desde a época da ditadura militar”, concluiu.

Sair da versão mobile