Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ufac mostra avanços, projetos e planos nos últimos anos, em material especial

UfacOs professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) podem estar em greve, mas isso não significa que a instituição está parada. Nos últimos anos, a administração da universidade tem investido pesado em várias frentes de ações para se tornar um verdadeiro termômetro do desenvolvimento sócio econômico do Estado. De fato, a instituição forma os profissionais que vão construir um Acre melhor no amanhã. Para reunir todas estas recentes transformações da Ufac, foi elaborado um folder especial mostrando os principais avanços, os projetos que tem dado certo, as obras que estão sendo executadas e os planos para o futuro.

Para dividir anso e anos de tantos trabalhos e conquistas, a Ufac montou seu material especial em 7 partes: ‘o que a administração tem feito por você’; ‘Bolsas de estudos’; ‘Biblioteca central’; ‘Estruturas físicas’; ‘O que está por vir’;  e ‘Mais realizações’.

No primeiro segmento, o de ações da administração diretamente voltadas aos alunos, há vários destaques. Uma das maiores delas são as bolsas de estudos. Desde 2009, 145 acadêmicos já foram contemplados com bolsas para estudar fora do Brasil, em países como a Bolívia, Peru, Costa Rica, Portugal, Espanha, EUA, Itália, Cuba, Alemanha, Bélgica, Argentina e Paraguai. Atualmente, 8 alunos e 13 professores fazem intercâmbios no exterior.

Para incentivar a participação dos alunos em eventos, a Ufac tem contribuído com materiais (folders, cartazes, paineis, banners e até camisetas) para apoiar as semanas específicas dos cursos dela. Pelos municípios acreanos e fora do Estado, a Ufac adquiriu 2 ônibus urbanos e 1 interestadual para viabilizar o transporte dos estudantes em eventos. A Ufac também comprou 1 van, carros pequenos 2 caminhonetes e carros populares, para facilitar nos transportes de estágios, pesquisas e pequenas excursões.

A Ufac também tem pensado nos alunos do Ensino Médio que têm potencial para se tornar seus futuros acadêmicos. Por isso, criou a ExpoUfac Itinerante para que os seus acadêmicos possam mostrar os trabalhos que aprenderam na universidade para os alunos que pretendem fazer algum curso lá. Em estágios, a Ufac tem se articulado no sentido de fazer parcerias para que seus estudantes cumpram os estágios curriculares obrigatórios e os não obrigatórios nos melhores locais de atuação. Entre estes parceiros, a Ufac tem conseguido parcerias para estágios até em faculdades de outros estados. Por fim, outra proeza da administração mostrada no folder foi o desempenho da Editora da Ufac, que entre 2008 a 2012 produziu 48 publicações (e mais 15 saem até o fim do ano).

No segundo item do folder especial, a Pro-Reitoria de Graduação da Ufac ofertou 972 bolsas através dos programas de Monitoria, de Educação Tutorial (PET), do Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Jovens Talentos e Ciência Sem Fronteiras. Já a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac ofereceu 1.011 pelos programas Pró-Estudo, Pró-Ciência, Pró-Esporte, Pró-Cultura e Passe Livre. Enquanto isso, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação concedeu 1.103 bolsas por meio dos programas de Mestrado e Doutorado, do Pibic e do Pivic.

u1301
Biblioteca e a herança de uma nova estrutura para a Ufac

A leitura é uma premissa básica para o aprendizado, em qualquer um de seus estágios. Sem deixar esta máxima de lado, nos últimos 3 anos (entre 2008 até 2011), a Reitoria da Ufac adquiriu 14.910 novos títulos de livros para as suas 2 bibliotecas, a Central (em Rio Branco) e a Setorial (Cruzeiro do Sul). Com isso, ambas saíram de um inventário de títulos de 33.722 livros direto para 48.632 livros. A Biblioteca Central da instituição recebeu R$ 3.244.230 de investimentos nos 3 anos para enriquecer seu acervo de livros, periódicos, dissertações, teses, folhetos e DVDs-Rom. Todos os cursos, sem exceção, receberam livros.

No quarto item, o de estruturas físicas, o material especial ressalta que as principais obras já feitas em Rio Branco são: os blocos do NTI/NIEAD e o multidisciplinar; o laboratório de química; o Arquivo- Geral e a construção de 2 blocos de laboratórios. No campus de Cruzeiro, as principais obras foram: Bloco de sala de aula; residência universitária; 3 laboratórios de pesquisa e o anel viário.
Agora, a Ufac tenta concluir as obras dos 3 blocos (2.000 m² – salas de administração, salas de aula e laboratório) para Medicina, Enfermagem e Engenharia de RB; o laboratório de Medicina veterinária de RB; 1 teatro no Campus de RB com 800 lugares para estimular a cultura local (tal teatro tem revestimento com isolamento acústico, painéis de madeira com finalidade de amortecer o som, iluminação dimensionada especial para ambiente teatral, cadeiras especiais, camarins, climatização); ampliação do Almoxarifado em RB; cercamento novo no terreno do campus RB; e 1 anfiteatro com 350 lugares no Campus de CZS.

Mas isso não é tudo, ainda estão em licitação muito mais obras. Elas são: 1 laboratório de Nutrição (RB); blocos do Arquivo geral e de apoio à limpeza do almoxarifado (RB); 1 pista olímpica (RB); 1 brinquedoteca e salas de professores (RB); 1 Bloco Padrão (2.000 m² ) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (RB); 1 bloco da marcenaria/galpão (RB); 1 museu para expor seu material arqueológico e  paleontológico; 1 bloco de salas de aula, professores, laboratórios e sala ambiente (CZS); 1 Galpão de práticas (CZS); cerca do campus de CZS; 1 Almoxarifado/garagem (CZS); 1 bloco padrão em Brasiléia; 1 Núcleo de Ensino à Distância (NIEAD) de Senador Guiomard.

Além delas, estão previstas: as reformas (climatização e melhoria) da Biblioteca Central e de laboratórios; do Colégio de Aplicação e dos núcleos de Xapuri, Sena, Feijó e Brasiléia; as ampliações de salas da Engenharia/Matemática/Biologia, do prédio da pós-graduação e do prédio do curso de Artes Cênicas/ Música de RB; a reforma do Parque Zoobotânico de RB; as construções de salas ambientes, de cantinas e bibliotecas setoriais, do colégio de Aplicação no Campus RB; do ginásio coberto; do alojamento Estudantil (Residência Universitária) no Campus de RB; do novo RU para RB e da sala do órgão dos colegiados.

Mais ações e o que a Ufac prepara para o futuro
As últimas 2 partes do folder especial são dedicadas a apresentar mais proezas que a Ufac teve nos últimos anos e aquilo que ainda deve ser feito para dar continuidade a estas ações.

No tocante a ações complementares já feitas, estão: a construção do RU em CZS; a instalação de 13 plataformas de acessibilidade e melhoria da iluminação na área externa em RB e em CZS; estudos para melhorias da oferta de água potável e de instalação de câmeras de segurança e postos de vigilância humana também em RB e em CZS. Só pra Rio Branco, consta a reforma e climatização do RU; modernização dos banheiros antigos e melhoria dos mais novos com adequação aos portadores de necessidades especiais; substituição das carteiras das salas de aula; e a melhoria do anel viário e dos estacionamentos. Outro projeto de sucesso enaltecido é o Portal de Periódicos, que funciona como uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Em seu acervo, já há mais de 30 mil periódicos. Seu acesso pode ser feito através dos computadores da instituição.

Já nas ações futuras, a Ufac destaca que planeja finalizar: o dimensionamento da Rede de Energia nos campi de RB e CZS; o plano Diretor dos Campi de RB, CZS e Brasiléia; a implantação da Cenotecnia no teatro de RB e CZS; a implantação de sinalização vertical e da acústica para os cursos de Música e Artes Cênicas de RB; e da Comunicação Visual,  de acessibilidade total em RB e CZS, entre muitas outras obras e ações.

O material especial contendo todos os avanços da instituição está disponível no portal virtual da Ufac (www. ufac.br/portal), em um banner na parte inferior da barra de navegação à esquerda da página inicial/homepage.

Sair da versão mobile