Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Moradores de ramais da AC 10 fecham estrada em protesto

Moradores de vários ramais localizados ao longo da Rodovia AC 10, Estrada de Porto Acre, decidiram bloquear a estrada em protesto as péssimas condições dos ramais. O ato aconteceu na manhã de ontem, 7.

O bloqueio aconteceu na altura do Km 11 da Estrada de Porto Acre e reuniu dezenas de moradores dos ramais Costa e Silva, Estrada Velha de Porto Acre, ramais 11 e 12, em que os moradores afirmam que os ramais não oferecem trafegabilidade de veículos, nem mesmo de carroças de boi.

“A gente produz e não consegue escoar a produção, mesmo estando morando relativamente próximo do Centro da cidade. A desculpa dos responsáveis pelas obras que não foram feitas é de que somos poucos produtores ou que não existe orçamento para essa região”, afirmou um produtor do Ramal Costa e Silva.

Eles lembraram que em 2011, após um protesto semelhante ao da manhã de ontem, o Deracre enviou equipes que fizeram apenas uma raspagem nos trechos mais críticos sem colocar piçarras ou valas para escoamento da água da chuva e os caminhões que transportam gado passam e destroem tudo e os moradores ficam isolados.

As crianças que residem nos ramais são obrigadas a caminhar mais de 10 Km para chegar ao asfalto onde o ônibus escolar passa. Muitas saem de casa 5h da manhã e retornam ao anoitecer, correndo todo o tipo de riscos. O fechamento da estrada durou cerca de 3h até a chegada de representantes do Deracre que prometeram obras no local até o final deste mês.

Sair da versão mobile