Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pecuaristas da Resex irão bloquear BR 317 se não forem atendidos

Moradores e pequenos criadores de gado da Reserva Chico Mendes, se reuniram ontem com representantes do ICMBio e/ou Ibama para discutir suas reivindicações. Caso não haja acordo, eles prometem radicalizar fechando a BR 317 num ponto qualquer sentido Epitaciolândia/Rio Branco.

O problema em questão, seria a fiscalização e normas impostas dentro da Reserva Chico Mendes, onde os moradores estariam obrigados a reduzir suas criações de gado, no máximo 30, entre outras diretrizes que caso não sejam seguidas, lhes rendem pesadas multas.

Foram recolhidas 1466 assinaturas de proprietários que moram na Resex. Destes, muitos lá estão muito antes da implantação das leis e criaram seus filhos e netos. O pedido seria, a retirada dos fiscais do Ibama e ICMBio, consequentemente, as multas.

Alegam que, caso fiquem apenas com 30 reses em seus pastos, estarão criando um campo minado, já que o capim irá crescer e não serão comidos pelo gado. Citam como exemplo, um pasto que tem plantando o capim braquiária, poderá chegar a cerca de dois metros de altura num prazo de 1 ano.

“Com a seca amazônica, isso se tornará um ‘paiol de pólvora’ e estarão colocando todos os moradores, suas criações e animais da selva em perigo. Só queremos continuar nossas vidas do jeito que está e ficando bom para ambos os lados”, disse um dos moradores da Resex.

Caso não cheguem numa solução satisfatória, os moradores já estão articulando uma possível manifestação radical. Multiplicando as assinaturas por uma família de quatro pessoas, serão quase três mil pessoas que estarão bloqueando a BR 317 por tempo indeterminado, impedindo a passagem de veículos para cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, além da Bolívia e Peru. (Com informações do AltoAcre)

Sair da versão mobile