Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“A BR-364 é a grande conquista do povo acreano”, diz líder do Governo na Aleac

SESSÃO-DO-DIA-22.08.2012-04O líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Moisés Diniz (PCdoB), rebateu na sessão de ontem, críticas feitas por parlamentares da oposição, destacando a importância da estrada para a população do Vale do Juruá e para a história do Acre.

O parlamentar acredita que falta a alguns integrantes da oposição vontade para enxergar o que está sendo feito. Ele ressaltou que é um momento feliz esse em que a oposição pode reclamar porque existem trechos irregulares na estrada, já que antes da Frente Popular assumir a administração do Estado nem ao menos estrada havia.  

Ele explicou ainda que se existem trechos problemáticos na BR isso se deve ao fato de o solo ser mais difícil para se construir. “Queria citar dois exemplos. Aqui da Capital Rio Branco até o município de Capixaba são 46 km e não tem rio, igarapé ou galeria cortando esse caminho. Já de Tarauacá a Feijó temos os mesmos 46 km, com a diferença que entre eles temos dois grandes rios, seis grandes igarapés, e 96 gale-rias. Portanto qualquer beócio pode entender que os solos são diferentes e por isso uma estrada tem um nível de complexidade diferente da outra”.

Mas para o líder só quem pode julgar a estrada são as famílias pobres que vivem nas margens dela e nas cidades que ela atravessa. “Nós que ganhamos bem todos os anos visitamos nossos parentes é só pegar um voo, mas vão a Tarauacá e Cruzeiro do Sul para ver o sentimento de gente que durante anos ficou isolado. A BR-364 é a grande conquista do povo acreano e se os problemas forem só os buracos ainda bem, pois, ruim era conseguir R$ 300 milhões para fazer uma ponte. Tenho o nome de pessoas que morreram porque não tinha estrada. Tem problemas, mas há um ano e meio que ninguém morre por falta de uma estrada então vamos pedir que as empresas agilizem para tapar os buracos, mas vamos fazer de forma correta”.

Empresas – O líder do Governo aproveitou ainda para explicar um questionamento do deputado Walter Prado (PEN) sobre o fato de uma das empresas contratadas para trabalhar em um dos trechos da BR não estar atuando. Segundo ele uma empresa está sendo substituída por outra, assim como as máquinas e demais insumos.

“Queria apenas fazer uma explicação ao deputado Walter Prado que a empresa Colorado está trabalhando num trecho de 35km fazendo 1km em média por dia e está assumindo o trecho da ETAN, esse trecho também de 35km. A Colorado está alocando equipamentos e insumos portanto não há nenhuma obra parada apenas sofrendo alterações no cronograma”, esclareceu. (Agência Aleac)

Sair da versão mobile