Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Academias da Comunidade fazem de Rio Branco cidade saudável

 Rio Branco é hoje uma capital que exalta a qualidade de vida –“uma cidade saudável”, nas palavras do secretário de Saúde, Osvaldo Leal. Motivos para essa constatação não faltam: hoje, com a parceria dos governo estadual e federal, a gestão do prefeito Raimundo Angelim criou série de ambientes favoráveis à prática de exercícios físicos e atividades de lazer.  São parques com trilhas, ciclovias, ciclofaixas em ruas e avenidas, quadras esportivas comunitárias e, mais recentemente, o advento do programa Saúde em Movimento proporcionou a implantação de 9 Academias da Comunidade ao Ar Livre que, apesar de ter como foco a Terceira Idade, conta com  a participação de toda a família –de crianças, adultos, idosos.

 E mais uma academia foi inaugurada nesta segunda-feira, 27, desta vez no conjunto Mascarenhas de Morais,  precisamente nas proximidades do portal do Parque da Maternidade –este um dos pontos mais utilizados para caminhadas e atividades físicas. Inaugurado em 28 de setembro de 2002, é a obra de maior expressão na cidade de Rio Branco. Com uma extensão de 6,3 quilômetros,  corta grande parte da cidade. Possui quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de skate.

 O prefeito Raimundo Angelim e o secretário Osvaldo Leal entregaram a nona academia em Rio Branco, sempre lembrando que desse total uma é destinada exclusivamente a pessoas com deficiência e está instalada no pátio da Casa dos Conselhos, na Estação Experimental.

 O circuito formado pelo conjunto de sete equipamentos (alongador, voador peitoral com voador dorsal, puxador alto, desenvolvimento, remada, supino, rotação vertical com rotação diagonal inclinada) podem ser usados por adultos, idosos e crianças a partir de doze anos de idade, não necessitando de ajustes, pois trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo. Além dos equipamentos, existe uma placa orientativa com as funções de cada aparelho.  25 pessoas podem usar simultaneamente a academia.

 Mesmo antes de ser inaugurada oficialmente, a Academia ao Ar Livre do Mascarenhas de Morais já estava sendo utilizada pela população. No domingo, 26, estava lotada de pessoas que foram conhecer a novidade. Eram sobretudo moradores das adjacências.  O grande movimento levou o presidente da Federação de Xadrez do Acre, Antônio Badê, a avaliar que sua instituição ficará mais conhecida. A sede da federação  é anexa à nova academia e, no entendimento de Badê, será muito mais frequentada pelos desportistas comunitários. “Essa academia vai trazer mais gente para conhecer nossa federação. Às pessoas passavam, olhavam mas não chegavam. Acredito que agora será diferente”, disse Badê.
 
Novas academias em andamento
Há outras  academias em construção, como nos  bairros Tancredo Neves e Recanto dos Buritis, onde  além da construção de  Unidades Básicas de Saúde  a prefeitura de Rio Branco está implantando espaços equipados  para as pessoas realizarem atividades físicas. A academia do Recanto dos Buritis encontra-se  em fase avançada. Ali, o   valor da academia é R$28.899,24, e a área construída é de 267 metros quadrados. Agora são oito academias em contrução.

 A Academia da Comunidade ao Ar Livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, além de aumentar a capacidade cardiorespiratória e a mobilidade das articulações, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.
São esperadas oito novas academias a partir de um convênio com a Caixa Econômica Federal. Se concluído nas próximas semanas, ainda este ano Rio Branco contará com 21 academias.
 
Mais saúde para todos

 As academias comunitárias estão no âmbito do programa Saúde em Movimento. Pela parceria com a Unimed, a cooperativa mantém os profissionais que realizam o acompanhamento dos participantes do programa. Para o público comum e pessoas da terceira idade, o  circuito da Academia ao Ar Livre é  formado por um  conjunto de  dez equipamentos (remada sentada, multi-exercitador com seis funções, estimulador de cavalgada triplo, algongador com três alturas, surf duplo,  pressão de pernas triplo, simulador de caminhada triplo, esqui triplo, rotação dupla diagonal  triplo, rotação vertical triplo)  são semelhantes aos de musculação  e alongamento das academias convencionais e permitem  uma variação de mais adultos, idosos e crianças a partir de doze anos de idade, não necessitando de ajustes porque trabalham a musculatura com o uso do próprio peso do corpo. Além dos equipamentos,  foram    colocadas placas com orientação sobre alongamento e como utilizar o conjunto de aparelho.

 A academia do Mascarenhas de Morais custou R$23.780,15 sem levar em conta a estrutura para montagem dos equipamentos. A empresa Progresso Construções Ltda foi também contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para dar manutenção às academias, algumas das quais não sofrem apenas com o uso desgastante mas com o vandalismo. 
 
Núcleos de Vida Saudável: uma experiência revolucionária

 Gestores públicos e envolvidos na questão  não tem dúvidas quanto aos efeitos dos exercícios físicos na saúde de uma pessoa e a Prefeitura de Rio Branco, em uma política voltada à melhoria da qualidade de vida da população, construiu vários espaços dedicados à prática de educação física, caminhada, aeróbica, natação e corrida.  Apenas como exemplo, a capital acreana possui dez  Núcleos de Vida Saúdável, do  programa Saúde em Movimento, que é  mantido numa parceria liderada pela Prefeitura e a cooperativa de saúde Unimed. Esses núcleos estão localizados na Concha Acústica do Parque da Maternidade, Centro da Juventude do São Francisco, espaço cultural Lídia Hammes, Espaço Ágora (Parque da Maternidade), Arena da Floresta, Parque do Tucumã, Calçadão da Gameleira e Horto Florestal, entre outros, que com as Academias ao Ar Livre atendem regularmente mais de 5.000 pessoas. De acordo Osvaldo Leal, os resultados desse projeto são visíveis: as pessoas que sofriam de hipertensão e diabetes reduziram ou mesmo interromperam o uso do medicamento e apresentam melhoria da autoestima.

 Todos saem ganhando com projetos como esse mas especialmente seus usuários. “Nós moradores vamos fiscalizar todos os dias  para que os vândalos não destruam este patrimônio”, disse  Arnaldo Teixeira Pinto, líder comunitário na região.

 Fernanda Pinheiro é mãe de Carla, de três anos, e Maria Fernanda, 6, e na inauguração levou as meninas para se exercitarem e brincar na academia. “É muito bom ter essa academia aqui. Vou vir todos os dias”, disse Fernanda, entusiasmada com a novidade.

Sair da versão mobile