Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim entrega novas credenciais para mototaxistas

 O prefeito Raimundo Angelim entregou  nesta quinta-feira, 23, 120 credenciais de mototaxista em cerimônia realizada na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans). No total, serão entregues 800 credenciais ao longo dos próximos dias (cerca de 100/dia) para que até a metade do próximo mês todos os mototaxistas tenham trocado de credencial.

 Na semana passada, a RBTrans realizou a entrega do documento para os taxistas. São carteiras produzidas com o mesmo material usado nos cartões de crédito, que a princípio podem durar, se bem cuidadas, até quatro anos. A credencial antiga, de papel, perdia rapidamente sua qualidade devido à exposição ao sol e à chuva, uma vez que a atividade de mototaxista é ao ar livre.

 O superintendente da autarquia, Ricardo Torres, fez uma apresentação em forma de “túnel do tempo” para lembrar como o sistema funcionava antes de Angelim assumir a Prefeitura. Em 2005, como exemplo principal citado por Torres,  o sistema de trânsito era gerenciado por uma estrutura frágil, sem equipamentos nem pessoal. Hoje, com  a criação da RBTrans, os usuários do sistema tem plena convicção da segurança de seus direitos e os detentores de concessão para o transporte público sabem exatamente onde procurar seus direitos.

 Em 2005, os veículos de transporte de concessão pública, tanto táxis quanto mototáxis e outros, não tinham padronização, eram velhos e todo mundo corria perigo. Hoje, a frota de táxis é nova, assim como a de ônibus coletivo. Os mototáxis estão padronizados, as motos são de boa qualidade e os usuários tem a certeza de estarem lançando mão de um serviço legalizado. 

 O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Rio Branco, Pedro Mourão, agradeceu pelos avanços e pelo compromisso de Angelim e seus assessores com a categoria, aproveitando para expor também as demandas e reivindicações futuras, como o aumento do número de abrigos e maior fiscalização contra os mototaxistas clandestinos, os chamados pirangueiros. “O prefeito sempre esteve pronto a nos ajudar e por isso agradecemos”, disse Mourão.

 Foram citados também os tempos em que as ruas de Rio Branco eram tomadas pela buraqueira, citando o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no asfaltamento, duplicação e implantação de vias –serviços que melhoraram substancialmente a vida dos trabalhadores no sistema, taxistas, mototaxistas e freteiros.

 Atualmente o Município possui frota superior a 130 ônibus distribuídos em 50  linhas regulares na zona urbana e outras quatro na área rural. De acordo com dados do Rbtrans aproximadamente dois milhões de passageiro fazem uso do Sistema de Transporte coletivo todos os meses usando como base o Terminal Urbano, no centro da Capital. Já o transporte particular conta com 603 taxistas 800 mototaxistas regularizados, levando-se em conta os titulares e os condutores reserva.  Para se uma ideia, Rio Branco possui hoje 144 mil metros quadrados de área urbana e faz-se necessário o investimento no transporte para garantir a acessibilidade e o deslocamento da população. O Plano Diretor de Transporte e Trânsito, produzido na gestão de Angelim, indica o que  é prioritário.
“É uma coisa boa que a gente espera que dê certo”, disse o mototaxista Carlos Jorge, há treze anos na praça, ao receber sua credencial nova. 

Sair da versão mobile