Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim visita turmas do Projovem

 O prefeito Raimundo Angelim iniciou na noite desta segunda-feira, 13, série de visitas aos alunos do   Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem Urbano) em Rio Branco. As primeiras turmas visitadas foram as da Escola Estadual Dr.  Mário de Oliveira, no bairro do Aviário, onde o prefeito levou palavras de estímulo e fortalecimento aos estudantes. A visita foi coordenada pela professora Lídia Cosson, responsável pelo programa.  Em dois núcleos municipais, o Projovem mantém 10 salas de aula com cerca de 30 alunos cada. No total, desde que foi implantado pelo prefeito Angelim, o programa já formou mais de 2.000 estudantes. Desses, boa parte concluiu o ensino médio e chegou à universidade.

 Os alunos do Projovem estudam à noite nas escolas Mário de Oliveira, Serafim Salgado, Hermínio de Melo e Diogo Feijó, onde recebem diariamente uma refeição reforçada. “O Projovem é o que é hoje graças ao prefeito Angelim”, disse Lídia Cosson. De fato, o esforço do prefeito levou o Projovem de  Rio Branco a ser referenciado com um dos mais arrojados do País tendo em vista especialmente ser o único cujos investimentos anuais alcançam a cifra de R$700 mil. Os resultados, de outro lado, são animadores: além da maioria ter concluído  o segundo grau nada menos que 10% das turmas já estão na universidade.

 ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

 Na Mário de Oliveira a coordenação do Projovem mantém uma creche que cuida de 21 crianças filhas dos estudantes. São pais e mães que não tinham onde deixar os filhos para estudar mas a solução veio rapidamente de modo a não prejudicar a evolução dos alunos. “É algo muito bom”, disse Raimunda Patrícia, lavadeira que atua na Lavanderia Comunitária da Cidade Nova e estuda no  Projovem. “É uma oportunidade que a gente tem e não deve perder”, completou ela. Duas professores tomam conta das crianças, as quais tem acesso a livros e muitas brincadeiras, tudo com muito lazer e didadistmo.

 Ainda na Mário de Oliveira, o prefeito reuniu-se com os professores do Projovem. “Poucas escolas tem equipes tão dedicadas”, disse ele ao agradecer o empenho de cada um dos docentes para formação dos jovens. Para se enquadrar no ProJovem, o beneficiário tem que ter 1 a 8ª série, ter entre 18 e 29 anos. As atividades profissionais que ele pode aprender vão desde turismo e hotelaria à construção, reparos e transportes.  O participante recebe bolsa mensal de R$100 desde que cumpra participação de ao menos 75% e entregue quatro trabalhos de pesquisa  ao mês. 
 

Sair da versão mobile