Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Antônia Lúcia: compromisso com a Educação

No dia de ontem, 22, na parte da manhã, a candidata a prefeita Antônia Lúcia compareceu a Escola Ismael Gomes de Carvalho, no bairro Tancredo Neves, e aí ouviu pais e professores de alunos sobre problemas administrativos e pedagógicos suscitados no encontro.

Uma das reivindicações feitas pelos pais e alunos à candidata Antônia Lúcia, da Coligação Movimento Democrático Trabalhista e Cristão, é a implantação do horário escolar em tempo integral.

Antônia Lúcia aproveitou para falar sobre o resultado da Prova Brasil, que mostra o nível de aprendizado das crianças no ciclo fundamental das Escolas Públicas, e que foi divulgado pelo MEC com grande estardalhaço.
A candidata concordou inteiramente com a proposta. Ressaltou que é meta do Governo Federal, através do MEC, a progressiva implantação da escola de tempo integral. Assim, implantarei nas escolas públicas municipais, progressivamente, este modelo.

Para Antônia Lúcia, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Governo Federal (MEC), são eloquentes e muito podem contribuir no debate ora suscitado com a campanha eleitoral para as prefeituras municipais.

Está provado que (disse Antônia Lúcia), a qualidade do ensino público municipal não depende apenas de grandes recursos. São exemplos as escolas Ciep Glauber Rocha no bairro da Pavuna no Rio de Janeiro e Escola Municipal Bom Princípio, em Teresina, no Piauí.

A Escola Ciep Glauber Rocha, localizada no bairro pobre e violento  da Pavuna, (posição no ranking socioeconômico 1579º), tirou nota 8,5 no Ideb.  A Escola Municipal Bom Princípio, que tirou nota 7,7, ficando em primeiro lugar no Estado do Piauí, figura no 153º lugar no ranking socioeconômico daquele Estado.

Portanto, mesmo com as condições econômicas precárias do Município de Rio Branco, tenho certeza – disse Antônia Lúcia – que fazendo boa gestão e usando com talento os nossos parcos recursos, podemos elevar a qualidade de ensino  fundamental e sairmos da condição vergonhosa em que nos encontramos, conforme constatou o Ideb,  relativo a todos os municípios acreanos. (Assessoria)

Sair da versão mobile