13 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Antônia Lúcia quer integração latinoamericana

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
17/08/2012 - 21:00
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Rio Branco é capital de um Estado brasileiro que faz fronteira com dois países da América Latina: Peru e Bolívia. O Brasil é a maior economia da América Latina. Integramos um Bloco Econômico (MERCOSUL), que é o quarto maior do Mundo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Precisamos dar uma maior contribuição ao processo de integração da América Latina, aproximando os países vizinhos do Brasil, no aspecto cultural, econômico, social, político e jurídico.

 A Estrada do Pacífico hoje é uma realidade. Temos acesso fácil a duas capitais de departamentos dos dois países vizinhos: Puerto Maldonado e Cobija. Proporei aos líderes dessas duas cidades que nos tornemos trigêmeas, visando programar projetos comuns que estimulem a integração da Região.

 No aspecto cultural, podemos estimular o intercâmbio entre estudantes de Rio Branco e estudantes das duas capitais dos países vizinhos, no escopo de nos tornarmos falantes dos dois idiomas: português e espanhol.

 Podemos estimular a produção intelectual através de revistas, artigos, estudos e publicações sobre problemas das nossas regiões. Criar um concurso público para elaboração de livro de História conjunta das três capitais, escrito por escritores dos três países. 

 Não podemos deixar de propor a criação de Centros de Estudos e Institutos dedicados à integração do Acre, Pando e Madre de Dios. Lutarei para criação de uma Universidade que tenha como missão a integração dessa Região, uma das mais pobres da América Latina.

 Incentivarei a criação de museus e centro de artes que tenham como argumentos e motivos as questões da Região Amazônica, vez que o Acre (Estado) e os dois Departamentos (Pando e Madre de Dios) estão geograficamente dentro da Região Amazônica.

 Incentivarei a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia. Lutarei pela abertura de mestrado e doutorado que contemple especialização em problemas de interesse da Região.

 A arte é fundamental para a integração da Região. Incentivarei também os festivais de cinema, teatro, literatura, música e artes típicas da Região, criando certame para composição de um hino que fale das três capitais, bem como de uma bandeira comum.

 Proporei a formação de uma Orquestra Sinfônica da Juventude das três capitais, visando promover a integração através da música.

 Na área social os movimentos conjuntos em defesa do meio ambiente serão estimulados, vez que os problemas da Região são os mesmos. Todos estamos dentro da Amazônia.

 Tratarei com os dirigentes das capitais dos departamentos vizinhos parcerias nas áreas de saúde, educação, alimentação, habitação popular e defesa do meio ambiente.

 Estimularei o aperfeiçoamento profissional, os movimentos de jovens, mulheres, trabalhadores, povos indígenas, povos da floresta,  sempre no escopo do fortalecimento da Democracia, do Direito à Integração, dos Direitos Humanos  e da Cidadania.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem

Próxima Notícia

Petecão faz passeata em Epitaciolândia

Mais Notícias

Tião Viana, presidente Lula e Virgílio Viana. Foto: Reprodução/redes sociais
Destaques Cotidiano

Filho de ex-governador do Acre, Virgílio Viana retorna ao estado e avalia disputar vaga de deputado federal

12/01/2026
Bittar voltou a chamar Venezuela de "narco-estado". Foto:  Vitor Paiva
POLÍTICA

‘Apenas prenderam um criminoso’, diz Bittar sobre prisão de Maduro pelos Estados Unidos

09/01/2026
Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: 'quer pedalar com o pedal dos outros'
POLÍTICA

Duarte rebate postagem de Rueda sobre liberação de recursos para o Acre: ‘quer pedalar com o pedal dos outros’

09/01/2026
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco cria Frente Parlamentar Evangélica com foco em pautas sociais e valores cristãos

08/01/2026
A proposta visa proteger o consumidor. Foto: Getty Images
POLÍTICA

Projeto de lei de deputado do Acre quer limitar propaganda de garantia bancária para proteger investidores

07/01/2026
Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço
POLÍTICA

Roberto Duarte destina R$ 5 milhões para infraestrutura em Feijó e participa de assinatura de ordem de serviço

07/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Petecão faz passeata em Epitaciolândia

Campanha pé no chão de Marcus Alexandre chega ao Santa Inês

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre