Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado Henrique Afonso quer garantir a transformação na saúde em Cruzeiro do Sul

Afonso0408Garantir uma unidade de saúde municipal que atenda à população 24 horas, nos moldes da UPA de Rio Branco. Este é um dos principais objetivos de Henrique Afonso (PV), que é um dos candidatos a prefeito da segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul. Ele quer, também, aumentar a quantidade de visitas das equipes de saúde às comunidades ribeirinhas e, principalmente, assegurar dentistas para esse público.

Na educação, Afonso lembra que criou, por meio de projeto da Universidade da Floresta do Juruá, e defende a transformação gradativa das escolas da rede pública em escolas com ensino de tempo integral, para “que o caminho até a Universidade da Floresta seja de maior qualidade”.

Outro projeto é tornar Cruzeiro do Sul, que tem a maior biodiversidade do planeta, belos balneários e o Parque Nacional da Serra do Divisor, em polo turístico, além de criar as cidades da Criança e da Pessoa Idosa. Para realizar tudo isso, ele aposta na união entre os governos municipal, estadual e federal. Por isso, o slogan da campanha é “Dê uma chance à união”. O vice é o professor universitário e enfermeiro Marcelo Siqueira.

A responsabilidade de Henrique é grande, já que a Frente Popular nunca elegeu prefeito em Cruzeiro do Sul. Sonho que Henrique acredita que agora será realidade, apostando na aprovação e popularidade do governo Tião Viana e na própria trajetória política. “Meu nome nunca foi envolvido em nenhum escândalo seja em Cruzeiro, no Estado ou fora dele. Por isso, às vezes as pessoas inventam fatos, porque não há o que dizer contra mim”. A instalação do Portal da Transparência e a criação de Conselhos de Ética e de Político estão entre as ações que ele quer garantir na prefeitura.

Na campanha, Afonso diz que não vai realizar grandes eventos e comícios, se dedicando a visitar as famílias nos bairros e nos programas eleitorais gratuitos, que começam no dia 21 de agosto nas rádios e TVs. Henrique diz que não gastará nem 1 minuto do programa atacando seu adversário, o prefeito Wagner Sales (PMDB), que busca a reeleição.  

Afonso foi vereador de Cruzeiro do Sul e está no terceiro mandato de deputado federal. Dois pelo PT e agora no PV. Ele foi expulso do Partido dos Trabalhadores por se manifestar contra o aborto. Henrique é evangélico. Uma das polêmicas que o cercam é que, logo depois do mandato de vereador, ele ficou 2 anos fora da política porque foi fazer parte do Ministério Sagrado da Igreja Presbiteriana, no qual atuou no Quinari e no Conj. Universitário em Rio Branco. “Naquele momento, eu não queria me dedicar à política. Só à Cristo, que é minha única obsessão”, conta Henrique, que acredita que tal fato foi usado politicamente conta ele.  

Na eleição de 2010, o PV chegou a lançar a candidatura de Henrique ao Senado. Em 2011, ele chegou anunciar que seria candidato a prefeito de Rio Branco, mas desistiu para tentar Cruzeiro do Sul. Mas Henrique diz que não se considera inconstante. “Um homem que se colocou firmemente contra o aborto até ser expulso de seu partido não pode ser chamado de inconstante. Um homem que foi assediado pela oposição quando saiu do seu partido e, mesmo assim, nunca saiu da Frente Popular não pode ser considerado inconstante. Um homem que está a 25 anos casado com a mesma mulher não é inconstante mesmo”, conclui Henrique Afonso.

Sair da versão mobile