Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputado Sibá leva estudantes para conhecerem experiências tecnológicas no RJ

 Andar de Submarino e conhecer o processo de funcionamento de uma usina nuclear é o que o deputado Sibá irá proporcionar a quatro alunos acreanos do ensino médio.

 Escolhidos por mérito de notas e frequência, os alunos irão participar de uma comitiva do deputado ao Estado do Rio de Janeiro. Lá, visitarão a Usina Nuclear Angra II, localizada na cidade de Angra dos Reis e o Submarino Tamoio S31, um dos sete integrantes da esquadra da Marinha Brasileira, localizado na base naval da Marinha, na cidade do Rio de Janeiro.

 A programação faz parte do fortalecimento das ações do deputado Sibá em prol da Educação, Ciência e Tecnologia no Acre, e a idéia da viagem para os alunos nasceu durante as palestras que o deputado profere nas escolas públicas sobre os programas de acesso ao ensino superior, ocasião em que o deputado busca também incentivar os estudantes a ingressarem em cursos com foco nas ciências exatas – na verdade, quando o deputado faz este apelo atende à orientação do Governo Federal, que incentiva e requer principalmente a formação de engenheiros no país, profissionais em falta diante da grande quantidade de obras e projetos em andamento no governo da Presidente Dilma Rousseff.

 Para o deputado, ações deste tipo podem promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos, e que seu sentimento neste momento  é  de que está “investindo em estudantes  que possam futuramente contribuir na solução dos desafios brasileiros”.

 Em parceria com a Secretaria de Educação, o deputado quer apresentar aos alunos – todos considerados “exemplares” em suas escolas, duas das maiores experiências tecnológicas brasileiras. Na Eletronuclear, órgão que administra as Usinas de Angra I e II, a comitiva será recepcionada pelo diretor presidente, Othon Luiz. Lá, os alunos terão oportunidade de conhecer Angra II, a segunda usina nuclear brasileira que começou a operar comercialmente em 2001 e cuja construção propiciou transferência de tecnologia para o Brasil – hoje nosso país tem um desenvolvimento tecnológico próprio, do qual resultou o domínio sobre praticamente todas as etapas de fabricação do combustível nuclear.

 Na visita ao Submarino Tamoio S31, que atinge uma profundidade de até 300 metros, além da “viagem” com duração de seis horas, os alunos terão oportunidade também de ouvir palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha, que prevê a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro e conhecer a frota de submarinos existentes. Um jantar será oferecido pelo Comando da Marinha aos convidados, cuja programação inicia nesta quarta-feira (15) e encerra na sexta-feira (17) à noite. O Hotel de Trânsito da Marinha foi disponibilizado para acomodar a Comitiva, composta também por professores de instituições de ensino superior do Acre.

 Os alunos que irão participar: Adriano Souza de Oliveira (Ejorb),  Jônatas da Silva Amorin (Escola Armando Nogueira) Yara Nylla Bezerra Gadelha (Escola Humberto Soares) e Ariel de Souza e Souza (Escola José Rabelo, de Feijó). Integrarão a comitiva também a professora Tereza Otsubo Sanchez, coordenadora do curso de engenharia da Uninorte, Mario Luiz, da Ufac e o reitor do Ifac, Marcelo Minghelli.  

Sair da versão mobile