Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Éber Machado denuncia tentativa de ‘monopólio da carne’

EberO deputado Éber Machado (PSDC) denunciou ontem, na tribuna da Aleac, e nos ministérios públicos Federal e Estadual, que a empresa Friboi está tentando monopolizar o comércio da carne no Acre. Ele mostrou notas fiscais que comprovam que o frigorífico compra o quilo de carne de quase R$ 5,00 e revende a R$ 4,00, perdendo mais de 20% de receita com o objetivo, segundo Éber, de ‘quebrar os frigoríficos acreanos e desempregar cerca de 4 mil pais de família. “Se uma empresa que tem capital aberto, com ações e tudo, quer ter prejuízo nessa época de crise é porque tem alguma coisa errada”, questiona.

Ele diz que vai pedir que os procuradores estaduais e federais  investiguem o que ele chama de ‘entrada predatória no mercado’ e afirma que o Friboi, que tem sede em São Paulo, quer ser comprador e vendedor exclusivo de carne no Acre. Segundo Éber, a empresa está no Estado desde 2009, mas nos últimos 30 dias intensificou ‘a agressividade no mercado local’.

Éber questiona ainda que o Friboi não diminuiu o preço final da carne. Assim, o consumidor continua comprando carne pelo mesmo preço de sempre. Segundo o deputado, o mercado tem suas leis próprias, mas uma empresa não pode crescer em detrimento do fechamento de concorrentes e do desemprego.

O deputado afirma que o efeito da tentativa de ‘monopólio’ já é sentida entre os empresários acreanos do setor. Éber conta que o dono de um frigorífico da estrada de Porto Acre vendeu um caminhão para garantir o pagamento da folha de pagamento dos funcionários. Ele teme que a mesma situação se estenda para os demais frigoríficos. “Pode ser a quebradeira no setor”, denuncia.

Sair da versão mobile