Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em reunião com Fernando, mototaxistas relatam falta de segurança

DSC 0010Apostando na experiência de Fernando Melo na área da segurança pública, moto taxistas que trabalham principalmente no período noturno solicitaram uma reunião com o candidato do PMDB à Prefeitura de Rio Branco. Fernando Melo foi secretário de segurança do Estado em um período onde as ações no setor reduziram os índices de violência que eram registrados na época.

Os profissionais do transportes individual reclamaram da falta de segurança que enfrentam nas ruas onde ficam expostos a ação dos bandidos, com maior número de registros de ocorrência durante a noite. Eles contaram que nas últimas semanas foram registrados seis assaltos a colegas que só não perderam a vida porque tiveram muita sorte. As perdas materiais prejudicam esses profissionais que tanto batalham para conseguirem os sustento deles e da família.

Charles André, que há oito anos entrou para a categoria já foi vítima de assaltantes. Hoje pensa duas vezes antes de sair para trabalhar a noite. Ele contou que não trabalha aos finais de semana e que tanto ele quanto outros colegas não entram em alguns bairros após as 22 hs.

“Tem local que não dá pra encarar. O passageiro chega e pede pra gente ir no Caladinho, por exemplo, ninguém após as dez da noite; é arriscado, perigoso e não vale à pena arriscar a vida por uma corrida dessas”, disse ele. Embora seja uma responsabilidade do estado, já que o município não dispõe de guarda municipal, Fernando Melo apresentou uma solução que muito agradou a categoria.

Ele disse para moto taxistas que é possível a prefeitura colaborar para a segurança no município, e lembrou que o município pode firmar convênio com a Polícia Militar, construindo novos boxes nas áreas mais críticas e a PM entraria com o efetivo, criando um posto fixo de policiamento nos bairros. Essa experiência ele executou quando era secretário de segurança e viu o resultado meses depois, quando houve redução nos índices de violência.

“Combater a violência é um dever do estado e do município e um direito do cidadão. Temos experiência nessa área e vamos usar essa bagagem para contribuir com o bem estar do cidadão. Propor e firmar convênios com a Polícia Militar seria apenas uma das nossas ações. Iremos buscar outros parceiros que podem inclusive sugerir novos métodos para o combate da criminalidade e a garantia da segurança de quem trabalha a noite e da população em geral”, disse Fernando Melo.

Sair da versão mobile