24 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Jorge Viana quer discussão ampla sobre Código Penal

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
08/08/2012 - 04:13
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Brasil vive uma tragédia por conta das altas taxas de crimes violentos contra a vida. Com apenas 3% da população do planeta, o país é responsável por nada menos que 12% dos homicídios ocorridos no mundo. O alerta foi dado na tribuna do Senado, ontem, 7 de agosto, pelo senador Jorge Viana (PT/AC). “Não vejo tema mais importante para ser tratado neste semestre do que a reforma do Código Penal”, destacou.

Ele quer ampliar a discussão sobre os altos índices de homicídios nas cidades brasileiras durante o funcionamento da comissão especial que vai analisar o anteprojeto do novo Código Penal. Na avaliação do senador, que integra a comissão instalada no final da tarde desta terça, é chegada a hora de debater a ampliação das penas contra os crimes violentos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Vivemos uma situação intolerável. O país enfrenta uma calamidade com uma taxa de assassinatos que ultrapassa a marca de 50 mil homicídios por ano”, lamentou. “Na Síria, em um ano e meio de conflitos, o número de homicídios é de 17 mil”. Segundo Jorge Viana, na década de 80, o Brasil registrava 11 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No início da década de 2000, esse número chegou a 28 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje, a média é de 26 mortes por 100 mil habitantes.

O anteprojeto do Código Penal foi elaborado por uma comissão de juristas especialmente convidados pelo presidente do Congresso, senador José Sarney. O parlamentar acreano disse que o Senado dá um importante passo no combate à violência com a instalação da comissão, justamente no sexto aniversário de criação da Lei Maria da Penha.

Na tribuna, Jorge Viana voltou a defender penas mais duras para os homicídios. “Crimes contra a vida precisam ser severamente punidos”, disse. Ele adiantou que não acredita que a simples ampliação das penas seja solução para combater a violência, mas aponta que o país não pode mais fugir deste debate. “É preciso separar o delinquente do criminoso violento, mas não é possível fugir aos dados da realidade”, comentou.

O anteprojeto do Código Penal, que começa a tramitar no Senado e será apreciado pela comissão especial integrada por 11 parlamentares, tem 544 artigos e incorpora mais de 130 leis em vigência no país. Depois de passar pela comissão, a proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e, caso seja aprovada, para o Plenário do Senado. (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Sinspjac aceita a proposta de PCCR da presidência do TJ/AC e põe fim à greve

Próxima Notícia

Prefeito entrega mais 5 t de compostos orgânicos para produtores rurais

Mais Notícias

Foto: Isabella Finholdt/ Metrópoles
POLÍTICA

Bolsonaro fecha apoio a Tarcísio para eleição presidencial

24/09/2025
Bittar e Petecão votam contra a PEC das Prerrogativas na CCJ; Alan Rick não compareceu (Foto: Divulgação)
2º destaque

Após repercussão negativa, senadores do Acre votam contra PEC da blindagem no Senado

24/09/2025
Deputado André Vale propõe ensino de inteligência artificial nas escolas públicas (Foto: Assessoria/Aleac)
3º destaque

Deputado propõe ensino de inteligência artificial nas escolas públicas do Acre

24/09/2025
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
POLÍTICA

Em votação unânime, CCJ do Senado rejeita e enterra PEC da Blindagem

24/09/2025
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Vereador quer que prefeitura dê informações a pacientes sobre fila de espera na saúde

24/09/2025
Servidores e vereadores discutem reajuste salarial durante reunião na Câmara de Rio Branco (Foto: André Gonzaga/A Gazeta do Acre)
POLÍTICA

Servidores de Rio Branco pressionam Câmara por valorização e reajuste salarial

23/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Prefeito entrega mais 5 t de compostos orgânicos para produtores rurais

Plácido de Castro, Acrelândia e Vila Campinas recebem primeiros benefícios do Ruas do Povo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre